O inverno chegou ao Brasil e nas últimas semanas o frio bateu a casa dos 10ºC durante a noite em São Paulo. Nos próximos dias, não será muito diferente. A mínima prevista para a cidade é de 13ºC. O corpo é o primeiro a sofrer com as temperaturas mais frias e, por conta disso, é preciso tomar alguns cuidados e precauções, principalmente se há o hábito de praticar exercício físico.
Os músculos do corpo sofrem mais no frio, ficando mais propensos a lesões e distensões musculares. “Geralmente, as pessoas não dão a importância e o tempo necessário para o aquecimento antes dos exercícios específicos e para alongamento ao final dos treinos. O corpo necessita de um aquecimento de 10 a 20 minutos nas articulações para evitar lesões”, aconselha Janaína Dartora, personal trainer que atende pelo GetNinjas, maior plataforma para contratação do Brasil.
Apesar de não parecer, o corpo queima mais calorias no inverno. O organismo nas temperaturas mais frias necessita produzir mais calor para o corpo aguentar o exercício físico e, por isso, o metabolismo fica mais acelerado, gerando mais queima. “Busquem sempre uma orientação de um profissional na área de Educação Física e comece devagar, se exercitando de duas ou três vezes por semana”, ressalta Dartora.
A personal trainer ainda separou três exercícios simples que podem ser feitos em casa para quem não está acostumado a se exercitar e deseja começar a praticar. Confira:
-
Fazer rotação dos ombros (girar os ombros) para trás ou para a frente. De 10 a 20 repetições;
-
Elevar uma perna dobrada em direção ao abdômen e depois a outra, alternando, puxando uma e depois a outra. De 10 a 20 repetições;
-
Estender os braços na frente do corpo em direção aos ombros e fazer movimentos de abrir e fechar os braços, mantendo-os estendidos.