Microscópio cirúrgico custou R$ 700 mil e trouxe qualidade e segurança aos procedimentos cirúrgicos
Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ganharam mais um aliado para a qualidade da assistência prestada pelo Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI). O hospital adquiriu, no mês de junho, um microscópio “Zeiss”, modelo Pentero, sendo o primeiro centro de saúde do Piauí a contar com o equipamento. O aparelho custou R$ 700 mil e foi comprado com recursos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável pela gestão do HU em parceria com a UFPI.
Os benefícios oriundos da utilização do aparelho são reconhecidos mundialmente. O equipamento permite a realização de cirurgias de alta complexidade na área de neurocirurgia equivalentes ao que se realizada nos grandes centros do mundo, como Estados Unidos e Europa. A retirada de tumores cerebrais e aneurismas do cérebro e da coluna é feita com maior segurança e conferindo qualidade técnica ao procedimento.
“O uso do aparelho melhora a qualidade do procedimento cirúrgico e diminui a possibilidade de ocorrência de complicações. A equipe cirúrgica age com maior segurança durante o procedimento”, explica Maurício Giraldi, neurocirurgião e chefe da Unidade Neuromuscular do HU-UFPI.
O primeiro procedimento cirúrgico realizado no HU-UFPI com o novo aparelho aconteceu no dia 29 de junho, quando os neurocirurgiões Marcílio Barbosa e Marcos Santos realizaram cirurgia para tratamento de uma hérnia de disco cervical.
Giraldi explica que a aquisição do equipamento também tem reflexos positivos para as atividades de ensino desenvolvidas no âmbito do HU-UFPI. “Sendo o HU um hospital escola, não podemos perder de vista o objetivo de propiciar aos estudantes um ensino de qualidade, que é, sem dúvidas, um referencial no estado. As cirurgias realizadas com o novo equipamento podem ser assistidas em sala de videoconferência, o que mostra que a expansão do conhecimento por meio da tecnologia é mais um aspecto positivo que estamos vivenciando”, afirma.