FDA emite alerta sobre segurança em marcapassos
O FDA, órgão regulador do setor de saúde nos EUA , emitiu, esta semana, uma notificação para os consumidores norte-americanos alertando que 465 mil marcapassos estão vulneráveis a cyberataques e precisam de uma atualização de software.
De acordo com o Engadget, os dispositivos vulneráveis foram produzidos pela Abbott (anteriormente chamada St. Jude Medical) e os modelos afetados incluem o Accent, Anthem, Accent MRI, Accent ST, Assurance e Allure.
A vulnerabilidade identificada pela agência norte-americana não está nos marcapassos, mas sim nos transmissores que enviam as informações cardíacas do paciente para uma plataforma em nuvem que pode ser acessada por médicos. Essa conexão entre os dispositivos permitiria, por exemplo, que um hacker esgotasse a bateria do dispositivo ou alterar o batimento cardíaco do usuário.
Complexo industrial da Siemens Healthineers em SC completa cinco anos
No dia 29 de agosto, o complexo de produção e logística da Siemens Healthineers, em Joinville (SC), completa cinco anos de existência. Desde sua inauguração, em 2012, passou por uma série de ampliações para melhor atender a demanda por produtos e serviços, além da criação de um centro de treinamento. O parque fabril é destinado a atender a demanda brasileira por equipamentos de ressonância magnética, tomografia computadorizada e raios-x. Em 2017, a unidade comemora, além de seus cinco anos de existência, a produção da 200ª ressonância magnética.
Samaritano SP inaugura centro de robótica
O Hospital Samaritano Higienópolis, em São Paulo, inaugurou seu novo Centro de Robótica, que conta com um robô da Vinci, resultado de um investimento de R$ 8 milhões. Inicialmente, a tecnologia será utilizada em cirurgias de média e alta complexidades dos núcleos de Urologia, Gastroenterologia e Ginecologia. Outras especialidades, como cabeça e pescoço e cirurgia torácica, passam a utilizar a robótica no próximo ano.
Veja as matéria que foram destaque no Direto da Redação: