Pesquisadores do Imperial College London, na Inglaterra,desenvolveram um novo teste em parceria com a DNA Eletronics, capaz detectar o vírus do HIV em minutos. A tecnologia usa um chip USB que se conecta ao computador e fornece o resultado em cerca de trinta minutos.
O dispositivo, que conta com um chip de celular, utiliza uma pequena gota de sangue que é introduzida em uma espécie de pendrive. Se houver HIV na amostra, é detectada uma mudança de acidez, que se transforma em um sinal elétrico. O sinal é enviado para o USB, que produz o resultado em um programa no PC. Em testes, a precisão foi de 95% e o tempo médio de resultado foi de 20,8 minutos.
“Atualmente, o teste muitas vezes requer equipamento caro e complexo que pode levar alguns dias para produzir um resultado”, explicou o doutor Graham Cook, cientista autor da pesquisa, ao DailyMail. Ele conta que a máquina que confirma os resultados tem o tamanho de uma copiadora grande. “Agora encolhemos para um USB”, declara.
Os testes de rotina detectam a presença do vírus, mas não a quantidade na corrente sanguínea. Já a nova tecnologia consegue fazer as duas coisas. “O monitoramento de carga viral é crucial para o sucesso do tratamento do HIV”, explica Cook.
A intenção do projeto é permitir aos pacientes fazer o teste sozinhos, assim como os pacientes diabéticos medem o nível de glicose no sangue. O dispositivo pode ajudar pessoas que moram em regiões remotas, onde o acesso de médicos e equipamentos maiores é difícil, por exemplo. A novidade pode permitir também que os médicos monitorem se os pacientes estão tomando os medicamentos e a resistência do vírus a eles.