Após alguns adiamentos, a Prefeitura de Maceió e o Governo do Estado entregaram na manhã desta segunda (22) a Unidade de Pronto Antedimento (UPA) do Trapiche, localizada na Rua Cabo Reis.
Com um investimento de R$ 4 milhões oriundos de verba do governo federal e estadual, a UPA vem para desafogar os atendimentos de menor risco que são registrados no Hospital Geral do Estado (HGE). A unidade é gerida pela Prefeitura de Maceió, que ficou responsável pela contratação do corpo técnico.
A UPA teve a entrega adiada por duas vezes, uma por questão estrutural. “Na verdade, o recurso para essa UPA chegou em 2010, infelizmente na gestão passada a prefeitura sequer conseguiu o terreno para construir, quando assumimos conseguimos imediatamente o terreno que estava cedido para União para outros fins e consolidamos a construção”, explica o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB).
A ideia é que os serviços básicos sejam tratados na localidade e que serão gerenciados por uma Organização Social (OS) e não servidores do município. “O modelo da UPA é atender com celeridade os pacientes. Apesar da crise, resolvi aportar esse primeiro recurso e abrir imediatamente a UPA da Cabo Reis”, garante o governador Renan Filho.