A obra de ampliação do Hospital de Emergência Daniel Houly (HEDH), em Arapiraca, segue a todo o vapor. São homens e máquinas, todos trabalhando diariamente por um único objetivo: entregar à população uma das mais modernas unidades hospitalares públicas do Estado de Alagoas.
A ampliação do Hospital de Emergência de Arapiraca representa um avanço significativo no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do interior do Estado. Por estar estrategicamente localizada no centro do Estado de Alagoas, Arapiraca é uma cidade polo, que diariamente recebe pessoas em busca de atendimento médico, seja para a realização de exames simples como também para atendimentos de emergência.
A segunda etapa da obra, que deverá ser entregue à população ainda no primeiro semestre deste ano, inclui o início da operacionalização de 21 novos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de 118 leitos de internação.
A obra significa a triplicação da capacidade atual do Hospital, que já é considerado referência no atendimento às vítimas de traumas de média e alta complexidade. No Nordeste, apenas a capital da Paraíba, João Pessoa, e Arapiraca possuem hospitais referência nesse tipo de atendimento.
Com a ampliação, o hospital passará a oferecer mais conforto aos pacientes, acompanhantes e colaboradores, que poderão contar com uma unidade hospitalar moderna, totalmente refrigerada e dotada de equipamentos de ponta, ou seja, uma estrutura preparada para salvar vidas.
Na inauguração, em data ainda a ser definida pelo Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Hospital já estará com o novo tomógrafo em pleno funcionamento. O equipamento já foi licitado e deverá ser instalado nas próximas semanas.
O Hospital de Emergência de Arapiraca beneficia direta e indiretamente uma população estimada em um milhão de habitantes, incluindo as Regiões Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. Somente no ano passado o hospital realizou mais de 45 mil atendimentos, sendo que 25% tinham relação direta com a violência no trânsito.
A edificação da parte estrutural da obra já foi concluída e a partir de agora os trabalhos estão concentrados no acabamento exterior e interior do prédio, incluindo instalação de portas e janelas, preparação das paredes, instalação elétrica, pintura e outros detalhes.