O Hospital Santa Isabel se caracteriza pela liderança nos serviços de alta complexidade em Santa Catarina, tais como: urgência/emergência, cirurgias de alta complexidade em neurologia, cardiologia, cirurgia geral, vascular e transplantes.
A instituição conta com o setor de Hemodinâmica atendendo especialidades como Cardiologia, Cirurgia Endovascular e Neurologia. Além do setor de Medicina Nuclear, atuando nas áreas de Transplantes, de Oncologia e de Cardiologia.
Os gestores Juliano Petters, Diretor Administrativo Financeiro; Marcia Regina Fidauza, Diretora de Enfermagem; Jaqueline Okada, Vice Diretora Clínica; Maria Luiza Sônego, Diretora de Hotelaria Hospitalar; Irmã Analuzia Schmitz, Diretora Geral; explicam um pouco sobre a gestão da instituição.
- Como a gestão do hospital trabalha para manter o alto padrão de qualidade da instituição?
Trabalhamos a Gestão de Processos, cada setor deve desenvolver o mapeamento dos processos críticos, a fim de padronizá-los. Ter clareza das atividades que compõe um determinado processo possibilita o desdobramento das necessidades, e, consequentemente, estabelecimento dos objetivos e metas a serem alcançadas. Os treinamentos realizados através de uma Educação Continuada são voltados para tratar as deficiências evidenciadas nos desdobramentos, também são fundamentais para a evolução das atividades, principalmente das que são relacionadas diretamente com os clientes da Instituição.
- Como o hospital elabora seu Planejamento Estratégico? Quais são os pilares que norteiam este planejamento?
O Planejamento Estratégico é uma poderosa ferramenta de gestão, embasados nos Valores e Missão da Instituição. Avaliamos os cenários das áreas: Saúde, Economia, Tecnologia, Política e Social, associados a uma análise interna, em que identificamos pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, conseguimos evidenciar as prioridades a serem trabalhadas. Destas prioridades torna-se possível identificar onde e como a Instituição quer estar, alcançar… , isto é, identifica a Visão dentro de um determinado período. Através da Visão são extraídos projetos estratégicos, que são executados e acompanhados por uma Equipe constituída pela Direção e demais profissionais que também monitoram os resultados de produtividade e financeiros da Instituição, possibilitando assim, tomar medidas preventivas e corretivas sempre que necessário.
- Acerca da segurança, comente alguns métodos que o hospital adota para garantir este fator a seus pacientes e funcionários.
Comitê de Segurança do Paciente, constituído por equipe multiprofissional, que tem como objetivo de estabelecer requisitos de boas práticas para o funcionamento de serviços de saúde, fundamentados na qualificação, na humanização da atenção e na redução/controle de riscos aos usuários e meio ambiente, intercalados com as 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente: 1 Identificar corretamente o paciente; 2 Melhorar a comunicação entre profissionais de Saúde; 3 Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; 4 Assegurar cirurgia me local de intervenção, procedimento e paciente corretos; 5 Higienizar as mãos para evitar infecções; 6 Reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.