O Hospital Tacchini, referência hospitalar na região da Serra Gaúcha, é uma das primeiras instituições de saúde do Estado a implantar solução para eliminação de papel. Com o Prontuário Eletrônico do SOUL MV, integrado à solução E-VAL MADICS – Módulo de Assinatura Digital e Certificação em Saúde – da E-VAL Tecnologia, o hospital vivencia um novo cenário.
A implantação do Projeto Certificação Digital começou este mês pelas UTIs Pediátrica e Neonatal e contempla todas as áreas assistenciais do hospital, com data prevista para conclusão em outubro deste ano. Este projeto visa otimizar o fluxo interno e externo de documentos eletrônicos, que passam a ter validade legal, não sendo mais necessário imprimi-los.
Uma vez emitidos e assinados digitalmente, os documentos ficam disponíveis eletronicamente para toda a instituição não sendo mais necessário transportar documentos físicos de um setor para outro. ”Como ganho adicional, teremos a redução do consumo e armazenamento de papel, contribuindo para a saúde financeira da instituição e para um planeta mais sustentável”, destaca Carlos Alberto Bertollo, responsável pela área de Tecnologia da Informação do Hospital Tacchini.
O executivo comenta que estão satisfeitos com a receptividade e aceitação da solução por parte dos usuários, apesar de existir uma pequena resistência ao desapego ao papel, mas isso é algo pontual. “Com a assinatura digital o papel acabará ficando de lado e teremos mais segurança e eficiência. Até porque teremos sistemas de backups que garantirão a integridade das informações e acabaremos com alguns registros manuais que eram feitos na prescrição impressa”, explica.
Para Bertollo, as expectativas a médio e longo prazo são que o Hospital Tacchini opere 100% sem papel. “Com isso, otimizaremos nosso processos, ganharemos em produtividade e agilidade, além de conseguirmos prestar, cada vez mais, serviços com qualidade a nossos pacientes e à comunidade regional”, finaliza.