A ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios apresentou a associados e convidados, durante seu IV Jantar Anual, no dia 16 de abril, o vencedor do Prêmio Inova Saúde 2015, promovido pela entidade para incentivar a inovação na indústria médica nacional. A Serdia Eletrônica foi a empresa campeã de 2015 com um equipamento para monitoramento a beira leito dos pulmões em ambiente hospitalar.
“O Prêmio Inova Saúde é um título de excelência que reflete e compartilha com todo o setor da saúde as conquistas e progressos da indústria nacional”, disse o superintendente da ABIMO, Paulo Fraccaro. “Acredito que incentivar a indústria nacional favorece o País, que ganha em tecnologia; e também toda a sociedade, que é beneficiada com novas soluções e oportunidades”.
Como novidade, esse ano também puderam se inscrever no prêmio empresas não associadas à entidade. “Essa ideia vem da postura da ABIMO de se preocupar em impulsionar a geração de novas tecnologias no País.” disse Dr. Lucas Porto Ferreira, médico convidado a apresentar os cases que concorreram ao prêmio. “A inovação não tem bandeira, ela é bem vinda sempre!”, justificou Fraccaro. “A missão da ABIMO, que é representar a indústria brasileira e fazer com que a indústria se desenvolva e inove não pode se prender a empresa ser ou não associada à entidade. O Inova também fez a sua inovação”.
A vencedora de 2015
O Prêmio Inova Saúde 2015 foi concedido à Serdia Eletrônica pelo lançamento do Timpel Enlight 1800, equipamento não invasivo para monitoramento dos pulmões a beira leito, em ambientes de UTI, centro cirúrgico, pronto atendimento e ambulatórios. Foi lançado através de parceria entre a Serdia Eletrônica e a Timpel, e fornece imagens em tempo real da distribuição da ventilação e perfusão pulmonar, sendo possível identificar colapso e hiperdistensão alveolar, assincronias de enchimento, pneumotórax, intubação seletiva, alterações de perfusão pulmonar, entre outros. O equipamento realiza a captura ultrarrápida de imagens (50 por segundo), não emite radiação, não requer o uso de contraste, e é operador independente.
“Me sinto muito honrado com a conquista deste prêmio, pois represento um grupo de heróis que batalhou por mais de 10 anos para que este sonho de trazer um equipamento que permitisse ver o pulmão na beira de um leito fosse realizado”, disse, Rafael Holzhacker, representante da empresa.
O Enlight 1800 trouxe aumento de competitividade tanto para a Serdia como para a TIMPEL. O equipamento tem alto potencial de inserção no mercado internacional, tem apenas um competidor comercial e conta com uma ampla gama de patentes depositadas internacionalmente. Suas vantagens estão especialmente relacionadas à maior segurança ao paciente, diagnóstico rápido da condição pulmonar, otimização da ventilação (suporte à decisão) e rápida verificação da hemodinâmica (não invasiva).