Grandes nomes internacionais da Cardiologia, Mastologia, Medicina de Emergência, Neurologia, Oncologia, Reumatologia e Urologia estarão reunidos em Porto Alegre para discutir a realidade e os rumos de diferentes especialidades da área da saúde. A primeira edição do Simpósio Fronteiras da Medicina, uma colaboração entre o Hospital Moinhos de Vento e a Johns Hopkins Medicine International, inicia nesta quinta-feira (26) e se estenderá até sábado (28), no Hotel Sheraton. O encontro tratará sobre a medicina de ponta, de inovações, em áreas em que existem incertezas. Foram escolhidas especialidades que são prevalentes, em relação ao número de casos e de grande interesse público.
Além do intercâmbio científico, a parceria entre as instituições firmada há dois anos facilitou a atualização de procedimentos, a revisão de processos médicos, o acompanhamento dos pacientes na emergência e a troca de informações sobre casos complexos – o chamado Double Medical Care, que engloba o envio de pacientes quando não há tratamento local disponível e uma segunda opinião de especialistas do Johns Hopkins para casos de alta complexidade.
Principais destaques
Urologia
A não intervenção cirúrgica em alguns casos de câncer.
O uso de robótica na realização de cirurgias minimamente invasivasa (há um case de um paciente que foi daqui para o hospital americano para fazer esse procedimento)
Novidades em Litíase renal (cálculos urinários)
Neurologia
Neurologia correlacionada ao coração
A utilização do Cateterismo Cerebral para diminuir ou anular as sequelas do AVC. Quatro estudos distintos comprovam que esse método gerou mudanças significativas.
Mastologia
Câncer de mama: como preservar a fertilidade durante a quimioterapia; indicações de testes genéticos; novidades no tratamento do câncer de mama; tratamento após a cirurgia.
A importância da equipe multidisciplinar atendendo em um mesmo ambiente.
Como tratar pacientes depois do diagnóstico de câncer e em todas as fases da doença.
A história de vida e as ações realizadas pela Diretora Administrativa do Centro de Mama da Johns Hopkins e dos Programas de Sobrevivência ao Câncer da Johns Hopkins, Lillie Shockney, um dos destaques internacionais do evento. Lillie é sobrevivente do câncer de mama duas vezes, e tem trabalhado incansavelmente para melhorar o tratamento de pacientes com a doença em todo o mundo.
Cardiologia
Órgão externo para quem sofre de insuficiência cardíaca.
Novidades no uso de stents (um tubo minúsculo, expansível e em forma de malha, que pode ajudar a reduzir o bloqueio ou estreitamento recorrente após um procedimento de angioplastia).
Reumatologia
Terapia imunobiológica (que já é realizada em Porto Alegre).
Diagnóstico de diferentes tipos de doenças reumáticas em qualquer faixa etária, até na infância.
Emergência
Utilização da Ecografia à beira do leito
Destaques Internacionais
Ali Bydon
Como diretor médico, tem consolidada uma visão global de saúde, no campo da inovação e de novas tecnologias. Integrante do comitê científico do Fronteiras da Medicina, co-diretor de Educação em Neurocirugia para Estudantes de Medicina e diretor Clínico do Programa de Coluna no Centro Médico Johns Hopkins Bayview. Sua prática clínica se concentra em doenças degenerativas da coluna vertebral, como tumores, reconstrução complexa e restauração. O médico também atua como diretor de Educação em Neurocirurgia para Estudantes da Graduação, diretor do Laboratório de Biomecânica e Desfechos em Coluna e diretor Médico do Programa de Afiliação do Hospital Moinhos de Vento.
Lillie Shockney
Diretora Administrativa do Centro de Mama da Johns Hopkins e dos Programas de Sobrevivência ao Câncer da Johns Hopkins, Lillie é sobrevivente do câncer de mama duas vezes, e tem trabalhado incansavelmente para melhorar o tratamento de pacientes com a doença em todo o mundo. Ativa como pesquisadora em questões de qualidade de vida para sobreviventes da doença, a enfermeira é uma forte defensora do humor como uma forma benéfica de medicina complementar.