Médicos do Serviço de Ortopedia do Hospital Madre Teresa (HMT) e membros da Universidade de Leipzig – um dos maiores centros mundiais na área de ortopedia e traumatologia – estiveram reunidos nos dias 22 e 23 de fevereiro, no Centro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa do HMT, para a realização do 2º Simpósio Brasil-Alemanha de Ortopedia. O encontro é resultado de uma parceria de sucesso entre as duas instituições e tem como objetivo estreitar as relações entre os profissionais, além de promover o intercâmbio de estudantes de medicina e residentes dos dois países.
Durante os dois dias, os ortopedistas apresentaram as experiências conquistadas em suas áreas de atuação. Segundo o coordenador do Serviço de Ortopedia do HMT, Dr. Lúcio Honório de Carvalho Jr., este é um dos principais focos do encontro, a troca de experiências. “Os alemães desempenham grandes estudos nas áreas de tecnologia e pesquisa, especialmente nos casos de eventos traumáticos e próteses. Já o nosso espectro é de resoluções a baixo custo e em situações diferentes das vivenciadas por eles”, diz.
A primeira edição do simpósio foi realizada na cidade de Leipzig, na Alemanha, ainda em 2013, e contou com a presença de vários especialistas do HMT. Desta vez não foi diferente, e sete médicos alemães vieram ao Brasil apresentar seus conhecimentos e aplicações em casos como artroplastias, utilização de equipamentos 3D, complicações no joelho e tratamentos ortopédicos em áreas de crise, entre outras. A experiência, ainda segundo o Dr. Lúcio Honório, proporciona um momento importante para reforçar o programa de intercâmbio entre o Hospital e a Universidade alemã. “Temos uma parceria na qual residentes do HMT passam um período estudando em Leipzig e alunos de lá vêm ao Brasil acompanhar nossas atividades”, explica.
O próximo Simpósio Brasil-Alemanha tem previsão para 2016, na Alemanha. Ainda para 2015, a equipe de Ortopedia e Traumatologia do HMT planeja um evento voltado para apresentação de estudos e aplicações em artroplastia do joelho. O encontro acontecerá em outubro, no Hospital Madre Teresa.