Há alguns anos um site americano vem fazendo uma enquete online para eleger quais seriam as resoluções de ano novo que as pessoas mais estabelecem na virada do ano para realizarem no próximo ano.
Segue a lista das 10 promessas de ano novo mais votadas:
1- Perder Peso
2- Economizar dinheiro
3- Conseguir um trabalho
4- Ser feliz
5- Beber mais água
6- Fazer uma tatuagem
7- Comer coisas saudáveis
8- Se apaixonar /casar
9- Fazer trabalho voluntário
10- Fazer exercícios regularmente
“Perder peso” e “Ganhar dinheiro” estão nas primeiras posições desde 2007 até hoje. Quem nunca estabeleceu uma dessas metas como projeto de ano novo? Mas não é sempre que a lista sai do papel e vira realidade. Segundo pesquisa realizada na Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, pelo professor Richard Wiseman, apenas 1 em cada 10 pessoas conseguem atingir os objetivos ao longo do ano. Estabelecer metas para o ano que vai começar é um ritual comum que para muitas pessoas marca o fim de um ciclo e o começo de outro. Estabelecer metas é algo relativamente fácil, o difícil é concretizar o projeto nos dias que se seguem.
No momento em que criamos as metas para o ano novo, nos vemos diante de um novo desafio ou de uma nova oportunidade, é natural pensar em dar início imediato à ação para que ela aconteça. Mas o que fazer para conseguir colocar em pratica o que imaginamos na virada do ano? Primeiro, procurando equilíbrio emocional, depois entender como fazer um projeto.
A palavra Projeto é oriunda do termo em latim projectum que significa “algo lançado à frente”. Por esse motivo, projeto é um “Plano” para a realização de um Ato e também pode significar desígnio, intenção, esboço. Não é simplesmente estabelecendo as metas que tudo se concretiza como mágica. Importante é planejar como o projeto acontecerá passo a passo:
- PLANEJAMENTO
- EXECUÇÃO
- MONITORAMENTO e CONTROLE
- ENCERRAMENTO
Projeto é plano, esboço de algo para o futuro que necessita empenho e reforço constante. Um projeto é um mapa que nos orienta e nos conduz a objetivos que desejamos alcançar. Podemos usar o calendário anual e a maneira que se seguem os dias da semana e meses do ano, para criar um cronograma de tarefas com durações e resultados para cumprir o projeto de ano novo ou o nosso projeto de vida. Estabelecer objetivos, metas, caminhos a seguir a curto, médio e longo prazo é ter um plano de ação para alcançar o resultado. Mas só um plano de ação não é o suficiente para garantir o bom resultado final. Monitorar o projeto é importante. Pensar no resultado final e não se atentar para a realização do processo como um todo, pode contribuir para o fracasso do projeto.
- Artigo redigido por Silvia Rezende Psicóloga e Pedagoga há 25 anos, CRP 06/57937-5, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com formação em Terapia cognitivo-comportamental, é coordenadora técnica da Clínica de Psicologia LARES. Especialista em Terapia Comportamental Cognitiva pelo Ambulatório de Ansiedade (AMBAN), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Possui certificação em Mindfulness e Redução de Estresse. É psicóloga colaboradora no Instituto de Psiquiatria – IPq HCFMUSP e também no Programa da Terceira Idade (PROTER), grupo do Instituto de Psiquiatria da FMUSP. Silvia também desenvolve palestras e cursos em empresas na área de Recursos Humanos sobre Dependência Química.