O Hospital Pilar foi fundado em 27 de julho de 1964, e, atualmente, é centro de referência em pronto atendimento clínico e cardiológico. Luis Rodrigo Milano, diretor da instituição, explica mais sobre o modelo de gestão e os grandes desafios para manter a excelência nos atendimentos.
1 – Como a gestão do hospital trabalha para manter o alto padrão de qualidade da instituição?
A gestão do hospital preocupou-se em construir um organograma para a alocação dos responsáveis dos departamentos pertinentes e também um fluxograma alinhado para permitir integração e interação dos departamentos, garantindo a qualidade do serviço prestado aos pacientes.
2 – Como o hospital estuda seu planejamento estratégico? Quais são os pilares que norteiam este planejamento?
O estudo e a prática se dão pelo exercício e análise do mercado local, porque se distingue dos demais pelas características regionais. Os pilares que norteiam o planejamento são a interação permanentemente entre médicos e exercícios da gestão pertinentes às lideranças de todos os setores utilizando os dados coletados periodicamente.
3 – Acerca da segurança, comente alguns métodos que o hospital pratica para garantir este fator a seus pacientes e funcionários.
- Protocolo de prevenção de queda;
- Protocolo de identificação do paciente, através do uso de pulseirinha e identificação correta e completa das medicações;
- Protocolo de dor torácica;
- Protocolo de cirurgia segura;
- Protocolo de prevenção de úlcera por pressão;
- Estratégia multimodal de higienização das mãos, prevenção de infecção hospitalar;
- Protocolo de administração segura de medicamentos, hemocomponentes e dietas;
- Protocolo de sepse;
- Busca ativa realizada a beira de leito pelo núcleo de segurança do paciente;
- Visitas multidisciplinares;
- Implementação da comissão de gerenciamento de riscos;
- Implementação do núcleo de segurança do paciente;
- Análise de causa raiz;
- Implementação do hfmea (ferramenta de identificação de riscos);
- Protocolo de antibióticoterapia;
- Descrição e implantação de diversos planos de contingência;
- Definição e acompanhamento de indicadores setoriais;
- Alimentação mensal do epimed;
- Implementação de bundles;
- Protocolo de inserção de cateter venoso central.
4 – Como o hospital trabalha acerca da gestão de riscos?
O hospital busca promover a segurança, envolvendo o paciente no cuidado desde sua admissão, ou seja, o paciente precisa entender e visualizar que neste contexto o hospital pratica medidas seguras.
5 – Quais as diretrizes adotadas para obter a sustentabilidade da gestão?
Preparo técnico, confiabilidade, credibilidade e interação permanente de forma horizontal são os fatores preponderantes que somados sustentam a gestão.
6 – Como a instituição direciona os investimentos para a tecnologia? Como analisa a importância de investir neste setor?
O direcionamento do investimento em tecnologia acontece baseado em dados fornecidos pela integração com o corpo técnico médico e de enfermagem, com argumentos sustentados pelo departamento de engenharia clínica e é de suma importância para a qualidade dos serviços prestados pela instituição.
8 – Como analisa a importância do constante aperfeiçoamento profissional? Como o hospital trabalha neste sentido?
O hospital entende que o aperfeiçoamento na área de saúde deve ser contínuo e, para subsidiar seus profissionais de todas as áreas, trabalha em duas frentes: o Programa de Educação Continuada – que oferece treinamentos internos sobre os mais variados temas durante todo o ano e o Calendário Científico do Hospital Pilar – que promove anualmente seis grandes eventos, em várias áreas de atuação, que permitem troca de conhecimentos e alcance de novidades técnicas aos profissionais participantes, sendo este modelo aberto ao público.
9 – Como avalia a importância de ter acreditação hospitalar?
Através do método de acreditação em saúde percebe-se melhoria nos processos, interação entre os setores, evita-se o desperdício, evita-se o retrabalho e promove-se uma cultura de segurança e busca da melhoria contínua das atividades internas.
10 – Quais os maiores desafios para administrar uma instituição deste porte?
O maior desafio para administrar uma instituição com muitos funcionários é conseguir a integração, ponto muito importante para atingir o ápice da eficácia e eficiência do conjunto no atendimento ao paciente.