Preocupado com o consumo consciente de energia elétrica e água, o Hospital Municipal Evandro Freire, na Ilha do Governador (RJ), por meio de sua equipe de engenharia e manutenção, realizou um estudo detalhado, com auxílio dos projetos existentes e busca nas instalações, de todo sistema de ar condicionado, elétrico e hidráulico, visando sua otimização. Tal iniciativa gerou uma economia mensal de, aproximadamente, 30% na conta de energia elétrica e 40% na conta de água, se comparado com o consumo do mesmo período de 2015.
A equipe, gerida pelo engenheiro Edson Magri e coordenada por Márcio Netto, realizou novos procedimentos para manutenção e operação dos sistemas, resultando não somente na redução de consumo tornando-os mais eficiente, como também aumentando de forma significativa a vida útil dos equipamentos envolvidos nos sistemas devido à redução de horas em efetiva operação. Como consequência desse trabalho realizado, foi possível observar uma redução nos custos com mão-de-obra e materiais necessários para manutenção.
Vale ressaltar que, a preocupação com o isolamento térmico nas áreas de maior incidência solar também foi um grande aliado para essa economia, pois a diminuição da carga térmica desses ambientes passou a exigir um acionamento reduzido dos motores elétricos, bombas e compressores, obtendo como resultado uma considerável redução na utilização da capacidade total instalada. A substituição de lâmpadas comuns para lâmpadas tipo LED também fez parte de todo o monitoramento.
Reguladores foram instalados na alimentação dos lavatórios e caixas sanitárias para que a vazão de água fosse controlada evitando, dessa forma, desperdício. Nas torneiras, por exemplo, a vazão de água foi reduzida de duas a três vezes, gerando uma economia em torno de 45% nas piores hipóteses.
O hospital também realiza, periodicamente, ações de conscientização dos colaboradores e investe em outros setores a economia feita através da otimização desses sistemas.