Home / Saúde Online / Unimed Manaus supera dificuldades financeiras com planejamento
Businessman on online Financial Assessment. Team work in the office

Unimed Manaus supera dificuldades financeiras com planejamento

A Unimed Manaus é a maior cooperativa médica do estado do Amazonas, com 1.064 médicos cooperados em mais de 50 especialidades e pouco mais de 1,5 mil colaboradores. São três unidades próprias de saúde (maternidade, pronto-socorro e hospital infantil e adulto) para atender cerca de 160 mil usuários.

“Como médica cooperada fui informada que precisava pagar R$ 23 mil a Unimed. Quis saber o motivo, entendendo que precisava participar efetivamente das decisões. Quando fui eleita como membro do Conselho Fiscal, foi constatado irregularidades que foram apresentadas em assembleia e os antigos membros da direção da instituição renunciaram. Foi quando passei a compor uma comissão interina que por  três meses assumiu a administração da Unimed”, lembra Corina Viana, atual Presidente da Unimed sobre como chegou a este posto.

Seu maior desafio foi sanar a questão econômico-contábil e financeira da empresa. A Unimed Manaus estava em regime de direção fiscal, o que significa ter o acompanhamento in loco da operadora pelo diretor fiscal determinado pela Agência Nacional de Saúde (ANS).

Elaborou-se, então, o Programa de Saneamento, aprovado pela ANS, e hoje a cooperativa está com boas perspectivas para sanar as dívidas, principalmente tributárias, que quando Corina assumiu tinham valores financeiros impagáveis e hoje estão todos devidamente tratados com planejamento de pagamento efetivo.

Ao mesmo tempo em que foi necessário resolver questões econômica, financeira e administrativa, a gestão também focou n qualidade dos serviços médicos. Assim, programas de melhoria foram recentemente implantados e treinamentos oferecidos a colaboradores.  “Vários pontos relacionados à qualidade do atendimento e implantação da governança corporativa precisam ser observados. Trata-se de um desafio, claro, mas quando conduzido como deve ser traz ótimos resultados.”

Sobre

Veja também

Carlos Eduardo Gouvêa, do IES, fala sobre as ferramentas de Governança e Compliance como estratégia para garantir a sustentabilidade do mercado de saúde

O Brasil avançou rumo a uma maior transparência na área da saúde. É o que …