SINDIHOSPA promove palestra sobre eSocial


Cerca de 50 pessoas compareceram ao Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA) para acompanhar a palestra do técnico contábil Paulo Ricardo da Silva sobre o eSocial – programa do governo federal que pretende unificar o envio informações fiscais das empresas para os órgãos fiscalizadores.

“O eSocial é uma reforma do sistema da área trabalhista das empresas”, resumiu o palestrante. Segundo ele, a plataforma de escrituração digital simplifica o cumprimento das obrigações, aprimora a qualidade das informações e facilita o cumprimento da legislação trabalhista.

Na ocasião, Paulo Ricardo destacou o interesse do governo em investir em novas tecnologias para agilizar os processos de fiscalização e reduzir a burocracia. “O sistema também colabora para a diminuição da informalidade e, consequentemente, para o aumento da arrecadação”, complementou.

Em vigor desde 2014, o eSocial eliminou obrigações acessórias das empresas e integrou em um grande banco de dados informações para os diversos órgãos fiscalizadores (Receita Federal, INSS, Caixa Econômica Federal e Ministérios do Trabalho e da Previdência Social). A ferramenta permite também que os próprios trabalhadores “fiscalizem” se os empregadores estão cumprindo obrigações como o depósito do FGTS e recolhimento de INSS.

O evento foi realizado na sexta-feira, dia 12, na Sala de Eventos Kurt Dohms, na sede do SINDIHOSPA.

 

 

 

Artigo Anterior Hospital Alemão Oswaldo Cruz investe em tecnologia de última geração para cirurgia neurológica
Próximo Artigo Mater Dei e Anahp promoveram evento para discutir gestão e qualidade no sistema de saúde