Home / Saúde Online / SINDIHOSPA promove palestra sobre eSocial

SINDIHOSPA promove palestra sobre eSocial

Cerca de 50 pessoas compareceram ao Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA) para acompanhar a palestra do técnico contábil Paulo Ricardo da Silva sobre o eSocial – programa do governo federal que pretende unificar o envio informações fiscais das empresas para os órgãos fiscalizadores.

“O eSocial é uma reforma do sistema da área trabalhista das empresas”, resumiu o palestrante. Segundo ele, a plataforma de escrituração digital simplifica o cumprimento das obrigações, aprimora a qualidade das informações e facilita o cumprimento da legislação trabalhista.

Na ocasião, Paulo Ricardo destacou o interesse do governo em investir em novas tecnologias para agilizar os processos de fiscalização e reduzir a burocracia. “O sistema também colabora para a diminuição da informalidade e, consequentemente, para o aumento da arrecadação”, complementou.

Em vigor desde 2014, o eSocial eliminou obrigações acessórias das empresas e integrou em um grande banco de dados informações para os diversos órgãos fiscalizadores (Receita Federal, INSS, Caixa Econômica Federal e Ministérios do Trabalho e da Previdência Social). A ferramenta permite também que os próprios trabalhadores “fiscalizem” se os empregadores estão cumprindo obrigações como o depósito do FGTS e recolhimento de INSS.

O evento foi realizado na sexta-feira, dia 12, na Sala de Eventos Kurt Dohms, na sede do SINDIHOSPA.

 

 

 

Sobre

Veja também

Carlos Eduardo Gouvêa, do IES, fala sobre as ferramentas de Governança e Compliance como estratégia para garantir a sustentabilidade do mercado de saúde

O Brasil avançou rumo a uma maior transparência na área da saúde. É o que …