Home / Saúde Online / ONA completa 18 anos com mais de 2.000 certificações concedidas

ONA completa 18 anos com mais de 2.000 certificações concedidas

Maior acreditadora de serviços de saúde do Brasil tem como foco a segurança do paciente a melhoria contínua das organizações

São Paulo, junho de 2017 – Mudar a cultura da qualidade e segurança do paciente é um grande desafio na saúde brasileira. A acreditação é uma ferramenta para a melhoria constante de processos na organização, o que pode levar à excelência no atendimento, melhores resultados assistenciais e também a uma gestão mais eficiente dos recursos. A ONA (Organização Nacional de Acreditação), a maior acreditadora de saúde no Brasil, completa em junho 18 anos de atuação com mais de 2.000 certificações concedidas desde a sua implantação.

“Ao longo de todos esses anos enfrentamos o desafio de contribuir com a melhoria dos serviços de saúde. Não é uma tarefa fácil, mas aos poucos vamos conseguindo mudar a cultura”, afirma Péricles Góes da Cruz, gerente de relações institucionais da ONA.

Hoje, o Brasil possui mais de 6.000 hospitais, desse total, 259 são acreditados pela ONA. “É um universo muito pequeno se comparado com a realidade do nosso país, mas quanto mais a cultura da segurança do paciente for disseminada mais abriremos espaço para discutir sobre a acreditação e mostrar a importância dessa ferramenta no ambiente das organizações de saúde”, diz.

A ONA é reconhecida internacionalmente pela ISQua, o que atesta que ela está entre as melhores acreditadoras mundiais, mesmo em comparação com países desenvolvidos. Essas e outras conquistas foram de grande relevância para contribuir com a melhoria da saúde, durante esse tempo de atuação.

Em 2016 a ONA cresceu 20% por cento em relação ao ano anterior em volume de certificação. Outro fator que também contribui para o setor da saúde é aumento do número de alunos nos cursos de educação a distância. “Nos últimos dois anos, cerca de dois mil alunos conquistaram seus diplomas conosco e mais de 600 avaliadores foram capacitados. Cada um desses alunos é um multiplicador de boas práticas em suas organizações, Brasil afora”, relaciona Góes da Cruz.

A metodologia da ONA foi criada em 1999 com o manual de acreditação, desenvolvido a partir da revisão de metodologias estrangeiras e iniciativas nacionais de avaliação. O objetivo sempre foi desenvolver uma acreditação que pudesse ser adotada de Norte a Sul, mesmo com as diferenças regionais que marcam o Brasil.

O total de serviços acreditados pela ONA é de 584 serviços, entre eles: 259 hospitais; 115 ambulatórios; 80 laboratórios; 58 diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear; 30 hemoterapia; 15 Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva; 6 Pronto Atendimento; 6 Atenção Domiciliar; 4 Serviços de Manipulação, 4 Serviços Odontológicos; 3 Serviços de Dietoterapia; 2 Programas da Saúde e Prevenção de Riscos e 2 Processamento de Roupas para Serviços de Saúde.

Sobre

Veja também

Telemedicina no Sul do país, nova superintendência do HAOC e Santa Joana conquista JCI são os destaques do Direto da Redação

  O Direto da Redação traz os seguintes destaques da semana: Hospital e Maternidade Santa …