Home / Saúde Online / Mario Vrandecic, presidente do Biocor, fala sobre suas inspirações e a importância do acolhimento ao paciente

Mario Vrandecic, presidente do Biocor, fala sobre suas inspirações e a importância do acolhimento ao paciente

Há 30 anos, o Biocor Instituto iniciou sua trajetória com um grupo de médicos experientes e especializados reunidos e liderados por Mario Vrandecic, gestor que está em Perfil nesta edição. A instituição foi a grande homenageada durante a premiação do Excelência da Saúde 2015, promovido pelo Grupo Mídia no mês de setembro. Em seu discurso, Vrandecic afirmou a importância do acolhimento ao paciente e como essa prática permeia toda a missão do Instituto. À Healthcare Management, Vrandecic fala sobre o que mais lhe inspira a atuar com carinho e paixão: “o olhar de cada paciente renova minhas energias”.

Ser médico é…

Atuar pensando no próximo, sempre com ética e dedicação. É ser agente de melhorias e poder gerar confiança aos pacientes, familiares e a toda a comunidade científica. Foi assim que, no final da década de 1970, após a minha especialização nos Estados Unidos, voltei ao Brasil, com foco na inovação, pesquisa, desenvolvimento, produção e uso de produtos cardiovasculares, o que permitiu um salto na cirurgia cardíaca em Belo Horizonte. Com o fruto de minhas pesquisas foi possível a realização de um grande sonho: a construção e início das atividades do Hospital Biocor.

Visitar, todos os dias, cada paciente do hospital me faz sentir…

Fiel aos meus princípios e valores éticos e profissionais. O olhar de cada paciente renova minhas energias e reafirma a relação de confiança médico-paciente. Esse diálogo me possibilita colher a impressão do nosso paciente e seus familiares. Isso facilita a comunicação e minimiza os riscos, além de prezar pelo bem-estar das pessoas. É uma sensação fantástica que me traz grande realização. Não há nenhuma recompensa melhor que um sorriso, um abraço de cada vez que tenho a grata oportunidade de contribuir para a assistência de um paciente. O dia a dia é o que marca e forma um bom médico.

Doze anos nos EUA, incluindo pós-graduação em diferentes ramos da cirurgia e passagens por Henry Ford Hospital, Cleveland Clinic e Boston Children’s Hospital me ajudou a…

Criar uma visão mais profunda e global da assistência, além da importância da pesquisa e do aprimoramento científico constante, isto é, educação continuada. Com os meus mestres aprendi, entre outras coisas, a ouvir melhor o paciente, a interagir com ele no momento do exame, a ler melhor os exames. A confiança e a adesão do paciente ao tratamento são alguns dos diferenciais que levam aos bons resultados.

Perseguir o desenvolvimento científico e estimular a conquista de patentes…

Trouxe um legado extremamente positivo, além de projeção internacional junto aos Centros de Referência dos Estados Unidos e Europa. Tenho a satisfação de levar o nome do nosso país através do reconhecimento internacional das mais de 16 patentes minhas aprovadas pelo FDA norte americano, produtos produzidos aqui e em uso nos Estados Unidos, artigos científicos e modelos de sucesso em gestão hospitalar, entre outros. É sempre importante associar o nosso país a uma área tão especializada como a inovação científica e o desenvolvimento de produtos pioneiros como os substitutos valvares.

Trabalhar como médico em zonas de conflito, entre elas a Guerra do Vietnã, me ensinou…

A valorizar a paz. Foi uma grande experiência de vida em todos os sentidos, contribuindo para a formação de princípios e valores importantes, como o planejamento, o trabalho por metas, o foco em bem-estar social, apenas para citar alguns. Profissionalmente, destaco o aprendizado na medicina de urgências.

Além da estrutura moderna, da tecnologia de ponta, da gestão profissional e da equipe competente, o Biocor se diferencia pela…

Sensibilidade no acolhimento e respeito aos pacientes. Essa prática de acolhimento agrega bem-estar ao doente e aos seus familiares, além de realização profissional a toda a equipe assistencial. O nosso diferencial é a assistência avançada e completa, inseparável de uma atenção carinhosa e sempre presente, o que garante ao Biocor Instituto, em seus quase 30 anos de existência, um nível de aprovação raro de 99,7% dos pacientes e familiares satisfeitos com o atendimento da instituição.

Os grandes ídolos que me inspiram são…

Meus filhos, netos, a minha esposa e os meus pais

Meus livros favoritos são…

A Bíblia, sempre na minha cabeceira, e A Vida e a Obra de Leonardo da Vinci, mestre que inspira muito o profissional médico. O Segredo também é muito interessante pelo aspecto positivo, abrindo a mente para a melhoria contínua. Além deste, outra obra complementar com foco em inovação é o “Gerenciamento Empresarial na Visão de Eliyahu M. Goldratt”.

Qualidade

O Biocor Instituto reúne 40 especialidades médicas e tem convênios com mais de 70 operadoras de planos de assistência à saúde, seguradoras e empresas de autogestão. A instituição possui certificação pela ISO 9002 e ONA Nível III de Excelência. Em 2008, integrou as certificações ISO 9001 e 14001, bem como OHSAS 18001, conquistando a certificação americana National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations – NIAHO, em 2009. Desde 2010, o Biocor obtém a Certificação de Conformidade Legal, além da conquista da certificação da gestão de riscos (31000) e conformidade a ISO 27.001 (segurança da informação) e ISO 50001 (eficiência energética), entre outras acreditações e prêmios nacionais e internacionais.

*Matéria publicada na edição 38ª da Healthcare Management. Para conferir a edição completa clique aqui

Sobre

Veja também

Telemedicina no Sul do país, nova superintendência do HAOC e Santa Joana conquista JCI são os destaques do Direto da Redação

  O Direto da Redação traz os seguintes destaques da semana: Hospital e Maternidade Santa …