Home / Saúde Online / Into inaugura centro especializado no tratamento de atletas lesionados

Into inaugura centro especializado no tratamento de atletas lesionados

Centro de Atendimento Especializado em Trauma do Esporte oferece pelo SUS cirurgias e reabilitação aos atletas com lesões e fraturas

Atletas e paratletas ganharam nesta segunda-feira (6) um novo centro para tratamento de lesões e fraturas no Rio de Janeiro.

O Centro de Atendimento Especializado em Trauma do Esporte do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), ligado ao Ministério da Saúde, oferece desde cirurgias a reabilitações.

Os profissionais do Into, que não estavam atuando especificamente em grupos de tratamento (como coluna, pé, mão, ombro, joelho, quadril), mas são especializados em Medicina do Esporte, foram reagrupados e organizados no novo Centro de Atendimento Especializado.

As instalações e a aparelhagem já existentes no instituto serão utilizadas, o que zerou custos de implantação. “Há a preocupação com a inclusão social neste projeto porque há muitos atletas e paratletas brasileiros, federados ou de associações e ONGs, que só conseguem ter acesso a esse tipo de serviço de média e alta complexidade, como o que o Into oferece, pelo SUS”, ressaltou o diretor geral do Into, Christiano Cinelli.

O Centro de Atendimento Especializado passa a ser associado à área de ensino, pesquisa e extensão de que o próprio instituto dispõe.

“A criação do centro vem de encontro a uma necessidade histórica do atendimento aos atletas e paratletas, sobretudo aqueles desconhecidos do grande público. Precisamos, além de prestar um atendimento de alto nível que eles merecem, também formar profissionais que garantirão cada vez mais atenção médica multidisciplinar nos hospitais públicos de nosso País”, afirmou o diretor do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), João Grangeiro

Funcionamento

Associações e ONGs poderão encaminhar esportistas por intermédio de convênios, pelo qual o Into já recebe paratletas e ajuda a formar atletas paralímpicos.

“Com certeza, quem vier para o Into estará bem amparado. Quando quebrei minha mão, foi um médico daqui que me tratou. A criação deste centro passa uma maior segurança para quem está começando no esporte e não tem recursos para custear alguma cirurgia ou tratamento. Eu tive a sorte de encontrar o médico que me operou numa época em que eu não tinha nem dinheiro para o ônibus”, relembra José Aldo, lutador de MMA, atual campeão linear de UFC. O atendimento será feito totalmente pelo SUS, assim como todos os serviços prestados pelo Into.

Sobre

Veja também

Telemedicina no Sul do país, nova superintendência do HAOC e Santa Joana conquista JCI são os destaques do Direto da Redação

  O Direto da Redação traz os seguintes destaques da semana: Hospital e Maternidade Santa …