Home / Saúde Online / INC orienta sobre doenças coronarianas durante Congresso da Socerj

INC orienta sobre doenças coronarianas durante Congresso da Socerj

A Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj) promove, entre os dias 15 e 18 de abril, seu 32º Congresso. Este ano, mais uma vez, o Instituto Nacional de Cardiologia (INC) foi convidado a dividir com os médicos presentes no evento um pouco da rotina do hospital referência do Ministério da Saúde, dessa vez no que se refere ao atendimento às doenças coronarianas crônicas. As novas tecnologias que permitem melhores condições de saúde ao paciente também serão abordadas durante o simpósio-satélite do hospital.

“A doença arterial coronariana é a maior causa de morte no mundo. No Instituto atendemos um grande número de casos da doença e realizamos a maioria dos procedimentos de alta complexidade desses pacientes na rede pública do estado do Rio. No encontro, vamos relatar um pouco da nossa experiência no dia a dia desses pacientes e o que de mais novo existe disponível para tratamento”, explica a cardiologista Aurora Issa, médica do serviço de Doenças Coronariana do INC.

Grandes novidades no atendimento coronariano dizem respeito à parceria com o serviço de Hemodinâmica do Instituto Nacional de Cardiologia, como por exemplo a implantação do OCT, ou tomografia de coerência óptica, em português. A técnica, adotada pelo INC em 2014, consiste no uso de um cateter de fibra óptica e luz infravermelha durante a angioplastia para visualizar o interior das artérias e dar precisão ao procedimento.

“A evolução constante da Cardiologia faz com que espaços para discussão e troca de experiências sejam cada vez mais importantes para estudantes e profissionais de saúde. A participação do Instituto é de grande relevância, especialmente por seu papel institucional como formador de opinião científica”, explica a cardiologista Ana Patricia Oliveira, diretora do Departamento de Cardiologia da Mulher da Socerj e coordenadora de Procedimentos Clínicos do Instituto Nacional de Cardiologia.

Serviço

Simpósio-satélite do Instituto Nacional de Cardiologia (INC)

Tema: “Desafios e possibilidades no tratamento da Doença Arterial Coronariana Crônica”

17 de Abril de 2015 – 12h45 às 14h15

32º Congresso de Cardiologia da Socerj

Centro de Convenções Sulamérica

http://32congresso.socerj.org.br/

 

Sobre o INC

O Instituto Nacional de Cardiologia, referência do Ministério da Saúde em tratamento de cardiopatias, é responsável pelo maior número de procedimentos do SUS na área cardiovascular em todo o estado do Rio de Janeiro. Anualmente, o hospital realiza 60.000 consultas médicas e mais de 1.000 cirurgias cardíacas, atendendo pacientes de todo o Brasil. O INC acaba de completar quatro décadas e tem papel estratégico na área de ensino e pesquisa.

Sobre

Veja também

Carlos Eduardo Gouvêa, do IES, fala sobre as ferramentas de Governança e Compliance como estratégia para garantir a sustentabilidade do mercado de saúde

O Brasil avançou rumo a uma maior transparência na área da saúde. É o que …