Hospital Unimed Inaugura UTI Neonatal e Pediátrica


O mês de abril começa com uma novidade para o Hospital Unimed-VR, que acaba de inaugurar sua Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica. A inauguração aconteceu ontem à noite e, segundo a direção do hospital, esse é mais um investimento em alta complexidade feito pela Unimed local.

Segundo informou o presidente da Unimed Volta Redonda, Luiz Paulo Tostes Coimbra, para a implantação da UTI foram investidos mais de R$ 2 milhões em estrutura, equipamentos e treinamento. Lembrou que esse é um momento ímpar na história da unidade.

Ainda de acordo com o presidente, a UTI Neonatal e Pediátrica vem cumprir com o propósito escolhido para o Hospital e o Pró Vida, que é investir na diferenciação de serviços com qualidade, cuidar das pessoas e trazer ainda mais segurança aos médicos e clientes. “Para isso preparamos as pessoas para assumirem as atividades da UTI, investimos em treinamento e no desenvolvimento delas”, destacou Coimbra.

O vice-presidente da Cooperativa, Vitório Moscon Puntel, informou também que a UTI Neonatal e Pediátrica vai atender desde o recém-nascido clinicamente adoecido, prematuros de baixo peso, outros casos envolvendo gestação de alto risco, em que seja necessária a internação e o cuidado especial, e a pacientes pediátricos com idade de 28 dias até 15 anos. Disse que a nova unidade sempre foi um desejo para que o hospital se tornasse ainda mais completo e preparado para atender situações de alta complexidade. “Sabemos o quanto é importante para os pais terem certeza que seu filho está seguro e sendo bem cuidado. É isso que buscamos com a criação dessa UTI. Por isso oferecemos uma estrutura com recursos tecnológicos necessários para a assistência dos pacientes e profissionais experientes e capacitados”, explicou.

Durante a inauguração, foi realizado também o Simpósio de Neonatologia e Pediatria, promovido pelo Centro de Estudos da Unimed Volta Redonda e a visita guiada à UTI Neonatal e Pediátrica. O Simpósio abordou os temas, como “Sepse: Abordagem em UTI Pediátrica”, pela médica Michelle Luiza Cortez Gonin e “Status de mal convulsivo: abordagem na emergência e UTI”, com o médico Luiz Alberto Adelino da Silva. Os temas foram escolhidos para ressaltar ainda mais a importância do preparo para oferecer segurança no atendimento. “Celebrar a inauguração da UTI com o Simpósio promovido pelo Centro de Estudos vai ao encontro do objetivo da Cooperativa de estimular e proporcionar educação e capacitação. Esse é um dos nossos princípios e o Centro de Estudos é uma importante ferramenta para o cumprimento desta nossa meta”, destacou a diretora da Cooperativa, Leila Monteiro Auler.

O novo espaço foi montado com dez leitos, com equipamentos de alta tecnologia, isolamento, sala de conversa, quartos de plantão para enfermeiros e médicos, sala de atividades, Sala de Coleta de Leite, entre outros ambientes. A unidade conta com uma equipe multiprofissional experiente e qualificada, composta por médicos, enfermeiros especialistas em Neonatologia, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogo, fonoaudiólogo, nutricionista e farmacêuticos, sob a coordenação do médico Sebastião Roberto de Almeida Lima.

A nova unidade do Hospital Unimed VR conta com câmeras nos corredores e áreas internas e controle de acesso biométrico em sua entrada. Toda a unidade respeita as normas da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) formada por médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem.

Artigo Anterior IBA e Toshiba assinam parceria estratégica para terapia de partículas
Próximo Artigo Pesquisa sobre mHealth e Wearables revela forte crescimento nos mercados emergentes