Hospital São Lucas da PUCRS investe em nova tecnologia para tratar tumores


 

O Serviço de Radioterapia do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) conta com o mais moderno acelerador linear do Sul do País voltado ao tratamento de tumores. O equipamento de última geração, o Trilogy, da empresa Varian, realiza a radiocirurgia estereotáxica extracraniana (SBRT), indicada para tratar câncer de pulmão. A técnica é uma alternativa terapêutica, apresentando resultados de controle local do tumor e sobrevida semelhantes à cirurgia. A aquisição beneficia tanto pacientes do Sistema Único de Saúde como os de convênios e particulares.

A radiocirurgia é uma técnica indolor em que são feitas aplicações de radiação de alta energia, concentrando a dose no nódulo tumoral. É realizada em dois a quatro dias, enquanto a radioterapia convencional se estende por seis semanas. “As áreas adjacentes não são afetadas, pois recebem doses não significativas, graças à outra tecnologia que faz parte do equipamento, conhecida como Respiratory Gating. Ela desliga o feixe de radiação quando apenas os tecidos normais estão na trajetória da irradiação”, frisa o chefe do Serviço, Aroldo Braga Filho.

O aparelho permite tratar e realizar tomografia computadorizada em tempo real, com imagens tridimensionais de alta definição e precisão milimétrica das áreas afetadas e sadias. É o que se chama de Radioterapia Guiada por Imagens (IGRT). “Queremos estender essa possibilidade terapêutica para pessoas que não teriam essas alternativas de tratamento de alta tecnologia”, destaca o radioterapeuta. Além do câncer de pulmão, o Trilogy pode ser empregado para tratar câncer de mama e de próstata, tumores ginecológicos e de cabeça e pescoço.

Outra característica do equipamento é o Rapid Arc, que diminui o tempo de cada tratamento, proporcionando mais conforto e menor possibilidade de alterar a posição do paciente no momento da aplicação. Durante as sessões de radioterapia, são realizados movimentos rotatórios em arcos dinâmicos, tendo o tumor como alvo. Soma-se ainda a Radioterapia com Intensidade Modulada (IMRT), que permite individualizar a intensidade da radiação para cada situação clínica e localização do tumor.

A compra do Trilogy foi viabilizada por meio de verba obtida junto ao Ministério da Saúde, a partir de projeto apresentado por Braga Filho. O Serviço de Radioterapia do HSL também conta com o acelerador linear Clinac iX, que realiza tratamentos com IMRT e radiocirurgia estereotáxica craniana, indicada em casos de tumores cerebrais primários e metastáticos. Os ambientes do Serviço foram repaginados, procurando torná-los mais agradáveis. As salas dos aparelhos foram decoradas com painéis fotográficos, melhorando a ambientação e o acolhimento dos pacientes.

Artigo Anterior IBM adquire Merge Healthcare
Próximo Artigo Unicamp desenvolve tratamento para câncer de próstata à base de hidrogel

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.