Home / Health ARQ / Construção / Hospital Moinhos de Vento reinaugura Centro de Cardiologia

Hospital Moinhos de Vento reinaugura Centro de Cardiologia

Principais mudanças estão relacionadas ao modelo médico-assistencial e à modernização da estrutura física e tecnológica

O Hospital Moinhos de Vento reinaugura o Centro de Cardiologia nesta quinta-feira (28), véspera do Dia Mundial do Coração. Após três meses de reforma e com um investimento de aproximadamente R$ 2,2 milhões, a unidade localizada no terceiro andar da instituição ganha um novo modelo médico-assistencial. A estrutura física e tecnológica do centro, que integra a parte mais antiga do prédio C – onde ficam a emergência e os leitos de internação –, foi modernizada. O evento de reinauguração é apenas para convidados e inclui palestra sobre doenças do coração e visita pelo centro.

Conforme Carisi Polanczyk, chefe do Serviço Médico de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento, o Centro de Cardiologia vai oferecer maior comodidade e privacidade a pacientes, médicos e colaboradores. Os consultórios e os leitos foram ampliados, os laboratórios, otimizados, e o atendimento, reformulado. O que permitirá um aumento de até 15% no número de pacientes.

– O hospital investiu em mais qualidade no atendimento e na humanização dos procedimentos. Nós passamos a ter um local adequado para informar os familiares sobre diagnósticos mais graves, por exemplo. Esse é um momento importante e precisa de privacidade e cuidado. Queremos oferecer medicina de excelência sem deixar de valorizar o acolhimento e a humanização da assistência – diz a médica.

O centro, que oferece apenas atendimento particular, não deixou de receber pacientes durante a reforma. Por mês, a unidade realiza cerca de 2 mil consultas e em torno de 4,5 mil exames. Segundo Carisi, com processos mais ágeis, a expectativa é de aumento no número de atendimentos.

O evento de reinauguração terá início com a palestra A Cardiologia na Próxima Década: para Onde Vamos?, ministrada por Ibraim Masciarelli Francisco Pinto, presidente da Sociedade de Cardiologia de São Paulo. Serão debatidas questões como o aumento da expectativa de vida de pessoas com problemas cardíacos, o futuro do diagnóstico das doenças do coração e o perfil dos profissionais que atuam na área.

Também participarão da atividade o presidente da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul, Gustavo Glotz de Lima, o superintendente médico do Hospital Moinhos de Vento, Luiz Antônio Nasi e a superintendente médica-adjunta e chefe do Serviço de Cardiologia da instituição, Carisi Polanczyk. Ao término da palestra, os convidados poderão visitar o Centro de Cardiologia e haverá um coquetel de encerramento. O evento ocorre no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm.

Escultura

Além dos cuidados com a saúde, o novo Centro de Cardiologia receberá a escultura de um coração de bronze chamada Cybercor-1. A peça é composta por engrenagens mecânicas que representam a anatomia do órgão e sua permanente relação com os avanços tecnológicos. A obra é contribuição de Paulo Favalli, cirurgião plástico do Hospital Moinhos de Vento. Também escultor, o médico foi vencedor do Prêmio Figwal de Escultura no 5º Salão de Outono da América Latina.

Sobre

Verifique também

Obras de reforma do Hospital Regional de Gurupi passam por vistoria

Como parte da implantação do Plano Diretor Estratégico (PDE) no Hospital Regional de Gurupi, o …