Home / Health ARQ / Arquitetura / Hospital Márcio Cunha (MG) abre UTI exclusiva para atendimentos de casos de febre amarela

Hospital Márcio Cunha (MG) abre UTI exclusiva para atendimentos de casos de febre amarela

Atento ao crescimento do número de casos de febre amarela em regiões endêmicas próximas do Vale do Aço, o Hospital Márcio Cunha (HMC) – administrado pela Fundação São Francisco Xavier, em Ipatinga (MG) – criou uma nova estrutura de terapia intensiva, a UTI Adulto – Unidade Amarela, com 10 leitos exclusivos para o atendimento desses pacientes em estado mais grave. Para isso, traçou fluxos e protocolos específicos para esses atendimentos.

“Como hospital filantrópico, o Márcio Cunha vem dedicando esforços nas últimas semanas para aprimorar o trabalho em conjunto que realiza com a Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais ao longo dos anos, com o acolhimento de pacientes transferidos pelo SUS de outros hospitais de Caratinga e região. Nesse sentido, interrompemos nosso planejamento de obras no 7º andar da Unidade I, que seria reformado agora em janeiro, para readequamos uma parte dessa estrutura transformando-a na nova UTI, que já iniciou suas atividades na última terça, dia 10”, explica Luís Márcio Araújo Ramos, diretor executivo da Fundação São Francisco Xavier, braço social da Usiminas que administra o Hospital Márcio Cunha.

O novo setor específico para o tratamento de alta complexidade dos casos graves de Febre Amarela está totalmente equipado, com monitores, equipamentos de ventilação mecânica e de hemodiálise, entre outros, a fim de oferecer o melhor suporte para esses pacientes. A internação desses pacientes no hospital acontece a partir do SUS Fácil, o sistema de regulação assistencial do estado de Minas Gerais. “Os casos suspeitos que aparecerem na região, classificados como graves, e que precisarem de tratamento de terapia intensiva e outros suportes serão regulados via SUS Fácil e serão transferidos para essa unidade”, conta a Dra. Thatiane Ticom, gerente das Unidades de Cuidados Especiais do HMC.

 

Sobre

Veja também

Secretário da Saúde de Tocantins faz visita técnica para avaliar reformas nas unidades hospitalares

O secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, percorreu as unidades hospitalares do Estado para …