Home / Health ARQ / Construção / Hospital Márcio Cunha (MG) inaugura Centro de Reabilitação

Hospital Márcio Cunha (MG) inaugura Centro de Reabilitação

Com o propósito de ampliar a atenção integral à saúde dos pacientes em todos os níveis, a Fundação São Francisco Xavier celebra uma importante conquista do Hospital Márcio Cunha para a comunidade do Leste de Minas Gerais: a inauguração do novo Centro de Reabilitação. Braço social da Usiminas nas áreas de saúde e educação, a instituição amplia seu papel de responsabilidade social como instituição filantrópica.

Desde dezembro, a terapia de reabilitação no HMC não está restrita ao ambiente de internação. Com a criação do Centro de Reabilitação, o serviço ambulatorial é realizado por uma equipe interdisciplinar em um só lugar, atendendo a pacientes com problemas neurológicos e ortopédicos, avaliando suas perdas funcionais e estimulando o seu desenvolvimento e recuperação. O time do setor conta com médicos ortopedista e neurologista, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogo, fonoaudiólogo, assistentes sociais, nutricionista e enfermeira.

O novo serviço foi concretizado com recursos do Ministério da Saúde por meio do Pronas/PCD (Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde dos Pacientes com Deficiência) e proporciona a continuidade da assistência após a alta hospitalar, quando necessário continuar os tratamentos iniciados no período da internação, de acordo com o plano de cuidados individualizado. Aqueles que se encaixam nos critérios definidos são avaliados e assistidos em regime ambulatorial por toda a equipe multidisciplinar, para definir o plano assistencial a ser aplicado no Centro de Reabilitação.

“Esse serviço permite inclusão social, mais qualidade de vida ao paciente e sua família, ao melhorar as condições físicas e psicológicas e ao contribuir para sua integração nas atividades do dia a dia. Além de evitar a reinternação, uma vez que dá continuidade às atividades necessárias para a reabilitação desses indivíduos”, destaca a coordenadora do Centro, Maria Inês Romano Teixeira. Ela lembra ainda que a participação da família é essencial, seja acompanhando nos atendimentos, na ajuda com os cuidados diários, tendo paciência e permitindo que o paciente exerça sua autonomia, dentro da sua capacidade e apesar das limitações.

“Com o Centro de Reabilitação, o Hospital Márcio Cunha passa a ser o primeiro hospital geral do Leste de Minas Gerais e um dos poucos no estado a oferecer esse serviço totalmente gratuito à comunidade”, comemora o superintendente Geral de Hospitais da FSFX, Mauro Oscar de Souza Lima.

Sobre

Veja também

Obras de reforma do Hospital Regional de Gurupi passam por vistoria

Como parte da implantação do Plano Diretor Estratégico (PDE) no Hospital Regional de Gurupi, o …