Home / Saúde Online / Há 15 anos investindo no diagnóstico de exames, Laboratório de Altamira se tornou marca sólida no Pará

Há 15 anos investindo no diagnóstico de exames, Laboratório de Altamira se tornou marca sólida no Pará

Estar sempre a um passo à frente do mercado é um grande desafio. Eles se potencializam ainda mais quando se trata de regiões distantes de capitais e grandes centros de inovação. Esse é o dilema e a missão de Carlos Nauber, frente ao Laboratório de Altamira, localizado a mais de 800 quilômetros da capital Belém.

Para tanto, a gestão prioriza um planejamento cauteloso, que lhe rendeu o status de 1º Laboratório da região Norte acreditado pelo Sistema Nacional de Acreditação-DICQ. Além disso, atualmente, o laboratório também está se preparando para a implantação da ISO.

De acordo com Nauber, a conscientização da equipe, os custos para adequação dos processos de acordo com as legislações e a distância dos grandes centros foram os principais desafios a serem enfrentados para a conquista da acreditação.

“Nossa empresa é composta por três irmãos farmacêuticos bioquímicos, cada um com especialização diferente. Buscamos implantar qualidade na empresa e o primeiro passo foi nos capacitar nos cursos de auditores internos e, assim, implantar um sistema de gestão de qualidade.”

A implantação e a manutenção de um sistema de qualidade não é uma tarefa fácil considerada por Nauber. “Isso requer investimentos, mas o resultado final é impressionante, pois confere um grande diferencial no mercado, agregando valor aos processos.”

O Laboratório passou por uma reorganização geral para a implantação do selo. Foi necessário realizar um intenso trabalho de conscientização dos colaboradores, expondo as mudanças necessárias. “O papel do colaborador é fundamental para a aplicação e desenvolvimento dos processos, pois são eles que estão na linha de frente dos setores”, salienta Nauber.

Os números refletem resultados positivos obtidos pela gestão. Hoje, 98% dos exames solicitados por profissionais da saúde em Altamira são realizados no próprio laboratório. Também são realizados serviços diferenciados, como coleta de exames em domicílio; resultados de exames online; histórico do paciente; entre outros. “Desde 2016, somos o único laboratório que oferece vacinas importantes, como dengue, febre amarela, hepatite A e B (adulto e infantil), Pneumococica, Meningococica, Pentavalente, Herpes, Varicela e até mesmo vacinas difíceis de encontrar no mercado, como RHOPHYLAC”, salienta.

Matéria publicada na 48ª edição da Healthcare Management. Clique aqui e confira a edição completa.

Sobre

Veja também

Carlos Eduardo Gouvêa, do IES, fala sobre as ferramentas de Governança e Compliance como estratégia para garantir a sustentabilidade do mercado de saúde

O Brasil avançou rumo a uma maior transparência na área da saúde. É o que …