Há 15 anos investindo no diagnóstico de exames, Laboratório de Altamira se tornou marca sólida no Pará


Estar sempre a um passo à frente do mercado é um grande desafio. Eles se potencializam ainda mais quando se trata de regiões distantes de capitais e grandes centros de inovação. Esse é o dilema e a missão de Carlos Nauber, frente ao Laboratório de Altamira, localizado a mais de 800 quilômetros da capital Belém.

Para tanto, a gestão prioriza um planejamento cauteloso, que lhe rendeu o status de 1º Laboratório da região Norte acreditado pelo Sistema Nacional de Acreditação-DICQ. Além disso, atualmente, o laboratório também está se preparando para a implantação da ISO.

De acordo com Nauber, a conscientização da equipe, os custos para adequação dos processos de acordo com as legislações e a distância dos grandes centros foram os principais desafios a serem enfrentados para a conquista da acreditação.

“Nossa empresa é composta por três irmãos farmacêuticos bioquímicos, cada um com especialização diferente. Buscamos implantar qualidade na empresa e o primeiro passo foi nos capacitar nos cursos de auditores internos e, assim, implantar um sistema de gestão de qualidade.”

A implantação e a manutenção de um sistema de qualidade não é uma tarefa fácil considerada por Nauber. “Isso requer investimentos, mas o resultado final é impressionante, pois confere um grande diferencial no mercado, agregando valor aos processos.”

O Laboratório passou por uma reorganização geral para a implantação do selo. Foi necessário realizar um intenso trabalho de conscientização dos colaboradores, expondo as mudanças necessárias. “O papel do colaborador é fundamental para a aplicação e desenvolvimento dos processos, pois são eles que estão na linha de frente dos setores”, salienta Nauber.

Os números refletem resultados positivos obtidos pela gestão. Hoje, 98% dos exames solicitados por profissionais da saúde em Altamira são realizados no próprio laboratório. Também são realizados serviços diferenciados, como coleta de exames em domicílio; resultados de exames online; histórico do paciente; entre outros. “Desde 2016, somos o único laboratório que oferece vacinas importantes, como dengue, febre amarela, hepatite A e B (adulto e infantil), Pneumococica, Meningococica, Pentavalente, Herpes, Varicela e até mesmo vacinas difíceis de encontrar no mercado, como RHOPHYLAC”, salienta.

Matéria publicada na 48ª edição da Healthcare Management. Clique aqui e confira a edição completa.

Artigo Anterior O futuro da saúde mundial está no cuidado com o paciente
Próximo Artigo Contratação dos planos está diretamente relacionada à taxa de desemprego