Home / Saúde Online / Governo firma acordo com Dinamarca no setor de saúde

Governo firma acordo com Dinamarca no setor de saúde

Tecnologia dinamarquesa será aplicada no SUS para aprimorar sistema de informação

Os ministérios da Saúde do Brasil e da Dinamarca assinaram um acordo de cooperação para aprimorar o sistema de informação brasileiro no setor da saúde. Uma das medidas previstas é a unificação de dados para melhoria dos atendimentos.

“Brasil e Dinamarca compartilham desafios semelhantes na melhoria da gestão da saúde, buscando mais qualidade de serviços com os mesmos recursos. Para superar desafios, estamos reestruturando e fortalecendo a área de dados nacionais de saúde. Os objetivos dessa cooperação são a melhoria da saúde da população, a melhoria da experiência dos pacientes nos atendimentos e a redução do custo per capita dos serviços de saúde”, esclareceu o ministro Ricardo Barros.

Acordo

O acordo prevê cooperação em três áreas complementares de trabalho: o aperfeiçoamento dos dados de saúde e a unificação dos cadastros nacionais de saúde; o aprimoramento do sistema de classificação de pacientes no Sistema Único de Saúde pela metodologia de Grupo de Diagnóstico Relacionado (DRG); e a melhoria da gestão e padronização de terminologias médicas.

Um dos desafios em comum entre o Brasil e a Dinamarca é a divisão das informações de saúde, divididas entre União, estados e municípios, o que dificulta a utilização dos dados de maneira eficiente.

A fim de aperfeiçoar o uso do banco de dados, a Dinamarca implementou o “Programa de Dados de Saúde”, que consiste no processo de unificação de todos os cadastros nacionais de saúde num único sistema. A ideia é que o modelo de programa também seja desenvolvido no Brasil, visando aprimorar os serviços por meio da melhoria na utilização dos dados.

Cronograma

O início das atividades de implantação desses novos projetos de saúde pública no País está previsto para janeiro de 2017, com missões de profissionais e técnicos dinamarqueses a diversas cidades brasileiras.

Sobre

Veja também

Carlos Eduardo Gouvêa, do IES, fala sobre as ferramentas de Governança e Compliance como estratégia para garantir a sustentabilidade do mercado de saúde

O Brasil avançou rumo a uma maior transparência na área da saúde. É o que …