Checagem de notícias falsas do Google chega ao Brasil


O Google anunciou na última semana a chegada da função “Fact Check” ao Brasil. O recurso promete destacar informações verdadeiras publicadas em sites que aparecem nos resultados de busca e no “Google Notícias” para reduzir o risco de leitores caírem em notícias falsas. Para diferenciar os conteúdos, a tag “verificação de fatos” entrará em funcionamento ao lado do nome do site que publicou o conteúdo.

A novidade foi lançada em outubro do ano passado nos Estados Unidos e Reino Unido, e depois na França e na Alemanha. Atualmente, a checagem de notícias também chega ao México e Argentina. Em todos os países a multinacional do alfabeto estabeleceu parcerias com entidades que trabalham com fact checking. No País estão envolvidas a Agência Lupa, Aos Fatos e Agência Pública.

Para fugir de notícias falsas, a companhia estabeleceu algumas regras que os publicadores de conteúdo devem seguir. Entre os critérios para ganhar a tag “verificação de fatos” está a necessidade da organização ser não partidária e oferecer ao leitor a capacidade de entender o que foi verificado e quais conclusões chegaram.

 

Artigo Anterior Hospital da Universidade Federal do Amazonas inicia atividades em seu novo prédio
Próximo Artigo Moinhos de Vento lança projeto de Qualificação do uso de Dispositivos de Assistência Circulatória no SUS