Home / Saúde Online / FCMSCSP: especialização em Neurociência aplicada aos negócios forma gestores mais estratégicos

FCMSCSP: especialização em Neurociência aplicada aos negócios forma gestores mais estratégicos

Carla Tieppo, professora doutora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, analisa a importância do profissional com formação em Neurociência para as organizações; gestão de recursos humanos é uma das áreas mais beneficiadas

A Neurociência é um campo do saber complexo, tal qual o seu principal objeto de estudo, o cérebro. No entanto, profissionais que sabem tirar proveito dessa área da ciência e aplicá-la aos negócios, especialmente gestores de recursos humanos (RH), saem na frente na carreira. Carla Tieppo, professora doutora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), instituição de ensino superior mantida pela Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, faz uma análise desse perfil de profissional e de como corporações podem tirar proveito dessa qualificada e escassa mão de obra.

Segundo a neurocientista, atualmente a área de RH é uma das mais frágeis nas organizações e, ao mesmo tempo, a que mais pode se beneficiar de profissionais especializados no comportamento humano. “A Neurociência é uma ferramenta de autoconhecimento de alta tangibilidade. Não é raro vermos empresas contratando por capacidades práticas e demitindo por deficiências comportamentais. Os profissionais que atuam com gestão de recursos humanos nas corporações sabem que há uma enorme necessidade de atualizar as práticas para que elas sejam mais eficientes, em tempos em que as demandas cresceram muito. A barreira, no entanto, e ao mesmo tempo um erro enorme, é que nem sempre investir em RH é prioridade”, comenta Carla.

A especialização em Neurociência aplicada aos negócios, de acordo com a professora, também auxilia o profissional de RH que trabalha com desenvolvimento de pessoas. “Sem dúvidas, a Neurociência é um apoio excepcional para esse filão. Falhas de comunicação pelos gestores, por exemplo, podem ser melhor entendidas e corrigidas. As pessoas pensam que suas equipes entenderam suas demandas, quando na verdade não entenderam”, complementa.

Cursos de especialização em Neurociência

O curso de Pós-Graduação em Neurociência e o Futuro Sustentado de Pessoas e Organizações da FCMSCSP tem como objetivos utilizar conhecimentos neurocientíficos para aprofundar o entendimento sobre as funções mentais, essenciais para entender o comportamento humano; instrumentalizar a prática de gestão de pessoas com subsídios neurocientíficos; e fornecer estratégias para o desenvolvimento de pessoas e organizações. O curso é voltado para profissionais de RH, consultores, coachs, líderes e gestores, em geral.

Com carga horário total de 440 horas, divididas em 21 meses, a grade curricular conta com matérias voltadas para aprendizagem organizacional, fundamentos de coaching e Neurociência aplicada a gestão de pessoas e de negócios. “Um diferencial são as disciplinas de anatomia e fisiologia, ministradas por professores de Medicina da FCMSCSP, fazendo do curso de Pós-Graduação em Neurociência e o Futuro Sustentado de Pessoas e Organizações o único com esta ampla grade”, ressalta Carla.

Já o curso de Pós-Graduação em Neurociência Aplicada à Educação tem como objetivo aprofundar o entendimento sobre os mecanismos neurais relacionados ao aprendizado, memória, atenção, autorregulação (comportamentos de risco) e funções executivas (tomada de decisão, planejamento, raciocínio lógico, entre outros).

Destinado a professores de diferentes campos do conhecimento e a outros profissionais da educação (diretores, coordenadores e orientadores educacionais), e com a mesma carga horária (440 horas) e duração (21 meses) que o curso parceiro oferecido pela FCMSCSP, as matérias contemplam disciplinas desde os princípios básicos da Neurociência até a análise de processos cognitivos e transtornos de linguagem e distúrbios neurológicos.

Sobre

Veja também

Telemedicina no Sul do país, nova superintendência do HAOC e Santa Joana conquista JCI são os destaques do Direto da Redação

  O Direto da Redação traz os seguintes destaques da semana: Hospital e Maternidade Santa …