Home / Healthcare Management / Mercado / Einstein lança incubadora de startups

Einstein lança incubadora de startups

A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, que mantém o Hospital Israelita Albert Einstein, investe, desde a sua fundação, em inovação e tecnologia em prol dos pacientes, tendo ao longo de sua história, liderado de forma pioneira a introdução de inúmeras soluções, processos e tecnologias em prol da saúde no país.

O setor de inovação, criado há cerca de três anos já recebeu a visita de mais de 900 startups que vieram mostrar suas ideias e conta com cerca de 40 colaboradores entre especialistas em gestão de inovação, propriedade intelectual, engenheiros, cientistas da computação, designers, pesquisadores e profissionais de saúde. Este setor está à frente de uma série de iniciativas tanto internas, como externas de desenvolvimento e co-desenvolvimento de tecnologias e negócios inovadores aplicados à saúde.

Para fortalecer ainda mais os relacionamentos já existentes e desenvolver novas parcerias com startups de saúde, o Einstein lança agora a sua incubadora. A Eretz.bio Einstein é um espaço dedicado ao incentivo do empreendedorismo como forma de transformar a saúde brasileira. Localizada no bairro da Vila Mariana, a incubadora vai oferecer infraestrutura para o trabalho de startups selecionadas, que terão à sua disposição laboratórios e espaços de desenvolvimento de pilotos nas diversas unidades do Hospital, assim como acesso facilitado ao know-how dos profissionais e pesquisadores do Einstein para solucionar problemas e desafios, desenvolver, prototipar e validar seus produtos.

Em estreita colaboração com diversas áreas assistenciais e laboratoriais, assim como lideranças de pesquisa do Einstein, o setor de inovação, tem se dedicado ao desenvolvimento de soluções de processos e de software (telemedicina, m-health, inteligência artificial, bioinformática) e de equipamentos inovadores em áreas de interesse, tanto do Einstein, como do setor de saúde de maneira mais ampla, gerando também propriedade intelectual sofisticada, incluindo patentes, desenhos industriais e registros de software.

Além disso, como estratégia de inovação, inúmeros projetos têm sido desenvolvidos no conceito de inovação aberta. Neste sentido, dezenas de parcerias têm sido estabelecidas com indústrias e laboratórios farmacêuticos nacionais e multinacionais. Da mesma forma, várias parcerias e projetos têm sido desenvolvidos com escolas de engenharia e de ciência da computação, assim como, com diversas startups de saúde de todo o Brasil.

“Oferecer um espaço diferenciado para que essas empresas possam gerenciar seus negócios em um ambiente criativo e de inovação nos abre portas para responder questões com as quais lidamos diariamente e cujas respostas ainda não conseguimos encontrar”, atesta Sidney Klajner, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. “Por outro lado, como inovação está em nosso DNA, temos como oferecer o ambiente ideal para a pesquisa e para o desenvolvimento de soluções que farão a diferença na vida das pessoas”.

Aceleradores Do Desenvolvimento Tecnológico

As startups selecionadas para estar na Eretz.bio terão a sua disposição estruturas altamente sofisticadas de laboratórios de ciência básica e laboratórios de pesquisa clínica do Einstein, com equipamentos de ponta e profissionais de diversas áreas como biologia molecular, sequenciamento genético, citometria de fluxo, cultura celular, microscopia, análise proteica e outros.

Além disso, poderão contar também com o apoio de especialistas do Centro de Inovação Tecnológica (CIT) e do Laboratório de Inovação da diretoria de inovação em questões como propriedade intelectual, desenvolvimento de software e de equipamento, preparação de projetos, captação de recursos e acesso a bancos de fomento, venture capital e “investidores anjo”.

Fomento ao empreendedorismo

Ao realizar eventos, workshops e palestras, a Eretz.bio pretende ser um polo fomentador de inovação e de criação de novas empresas dedicadas a produzir ciência, tecnologia e soluções para a área da saúde.

Também vai apoiar e oferecer parcerias em projetos que estejam diretamente ligados aos desafios e oportunidades junto às diversas áreas de atuação do Hospital Israelita Albert Einstein, incluindo unidades hospitalares, medicina diagnóstica e laboratorial e unidades ambulatoriais, tanto no setor privado, como público.

A seleção de startups para serem incubadas na Eretz.bio ocorre de forma permanente e também por meio de eventos mais focados, realizados ao longo do ano. A seleção será realizada pela diretoria de inovação do Einstein em estreita colaboração com profissionais de diversas áreas técnicas e especialidades. Informações estarão sempre disponíveis no site da incubadora, ou ainda pelo email inovaeinstein@einstein.br

Essas são algumas das startups já em parceria com o Einstein:

ANESTECH

Oferece informação para anestesiologia em aplicações mobile e análise de dados para gestão de riscos, segurança dos pacientes e melhor tomada de decisões imediatas.

CANGURU

Coleta informações em tempo real para gestantes, médicos, maternidades e operadoras para estratificação dinâmica de riscos, qualificar o pré-natal e promover parto saudável.

KIDOPI

Atua no acompanhamento extra-hospitalar de pacientes (CleverCare), desenvolvendo ferramentas de DataScience (HealthBI) em saúde e desenvolvimento de soluções sob-demanda.

MAGNAMED

Especialista em ventilação pulmonar (UTI e Transporte e Emergência), é focada em critical care desenvolvendo equipamentos que facilitam a rotina complexa de seus clientes.

MEDROOM

Uso da tecnologia de realidade virtual e estratégias de gamificação (uso de mecânicas e dinâmicas de jogos) para melhorar o treinamento de estudantes e profissionais da saúde e diminuir os custos de aulas práticas.

NEOPROSPECTA

Desenvolve e aplica tecnologia de microbioma, baseada em sequenciamento de DNA em larga escala, genômica e bioinformática na identificação e diagnóstico de micro-organismos.

NEXO

Com mais de 10 anos de atuação em capacitação digital, oferece soluções educacionais interativas com forte apelo pedagógico e que estimulam o aprendizado.

SOLLIS

Busca efetivar e qualificar o acesso da população a serviços de diagnóstico e terapia reduzindo riscos, valorizando médicos, aumentando segurança na prescrição, entre outros.

TO LIFE

Desenvolve soluções tecnológicas inovadoras exclusivas para saúde. Integração de equipamentos, softwares e serviços para organização do atendimento de urgência e emergência.

Sobre

Veja também

Sharecare lança aplicativo de saúde no Brasil

Na última terça-feira (27) a Sharecare, multinacional americana que oferece tecnologias para cuidados com a saúde, …