Home / Saúde Online / Com 45 anos de história, Unimed-BH apresenta melhor avaliação na saúde suplementar dentre as grandes operadoras do mercado

Com 45 anos de história, Unimed-BH apresenta melhor avaliação na saúde suplementar dentre as grandes operadoras do mercado

Em um ano desafiador, a Unimed-BH preservou sua posição de mercado e a solidez econômico-financeira, inclusive com elevação de 11,6% de sua receita operacional: o valor captado chegou a R$ 3,63 bilhões, sendo R$ 3,06 bilhões destinados aos médicos e aos serviços de saúde.

Registrou-se redução de 4,8% dos clientes, o que interrompeu a trajetória de 22 anos de crescimento da carteira de clientes. Mas a rápida adoção de medidas de austeridade e a cautela no uso de recursos, somadas à cultura de melhoria contínua e vocação para inovar, permitiram o enfrentamento do cenário e a manutenção da qualidade da assistência aos clientes.

Em 2015, a Cooperativa registrou a realização de mais de oito milhões de consultas médicas, 145 mi internações hospitalares e 28 milhões de exames e terapias seqüenciais. Como reflexo do esforço, a Unimed-BH é considerada confiável por nove em cada 10 clientes e cooperados, segundo pesquisa realizada pelo Datafolha.

A rede assistencial é composta por 366 hospitais, clínicas e laboratórios, somando serviços credenciados e próprios. As unidades próprias são diferenciais, representando reforço importante para cuidar bem e com mais eficiência, suprindo lacunas assistenciais, e proporcionando importantes espaços de trabalho médico.

A rede própria compreende dois hospitais de urgência e emergência, uma maternidade e uma unidade de pronto-atendimento, localizados em Belo Horizonte, Contagem e Betim. Também integram a rede cinco unidades ambulatoriais para realização de consultas e atividades de promoção da saúde, quatro clínicas dedicadas ao plano baseado no modelo de atenção primária, além de Centros de Radiologia e Exames, Serviços de Atendimento Móvel em Saúde (ambulâncias), Atenção Domiciliar e Saúde Ocupacional.

Em janeiro de 2016, entrou em operação o Centro de Promoção da Saúde Santa Efigênia. São 22.000 m² de área construída, distribuídos em 11 andares e 151 consultórios. Estão disponíveis no local consultas eletivas em 34 especialidades médicas, agenda livre (consultas sem hora marcada e por ordem de chegada) em Clínica Médica e Pediatria, Grupos de Promoção da Saúde, clínica especializada no atendimento à criança, salas de procedimentos cirúrgicos ambulatoriais, sessões de equipe multiprofissional (Psicologia, Nutrição, Terapia ocupacional e Fonoaudiologia).

Inovação

A inovação é outra marca da trajetória da Unimed-BH. No ano passado, a Cooperativa lançou o Unimed Pleno, modelo assistencial baseado em experiências bem-sucedidas de atenção primária e que já conta com mais de 22 mil clientes.

Outra iniciativa importante foi o lançamento do Guia – Gestão Unimed-BH de Indicadores Assistenciais, um amplo painel de indicadores de atenção à saúde e eficiência técnica na prestação do cuidado, conforme as diferentes especialidades médicas. Por meio dele, cada cooperado pode acompanhar o desempenho da Unimed-BH e comparar a prática individual à média da sua especialidade, podendo identificar oportunidades de melhoria.

Participação e transparência

A Unimed-BH estimula a transparência e a participação. Os cooperados têm sido continuamente convidados a participar das discussões e decisões.  As assembleias gerais da Unimed-BH chegam a marca de 4 mil médicos participantes e há, também, o Programa Por Dentro da Nossa Unimed, com uma agenda de eventos para que os médicos conheçam melhor a sua cooperativa.

“Da antiga Mediminas, nosso primeiro nome, à Unimed-BH que somos hoje, percorremos um longo caminho com dedicação e muito trabalho Os resultados positivos que entregamos em 2016 foram conquistados graças à participação cada vez maior de nossos cooperados, ao engajamento dos colaboradores, à confiança dos clientes e ao trabalho conjunto com nossos parceiros”, afirma o Diretor Presidente, Samuel Flam.

45 anos

Com uma trajetória bem-sucedida e mais de 1,2 milhão de clientes em carteira, a Unimed-BH comemora 45 anos. Mesmo com a retração do setor, a cooperativa médica iniciou 2016 com a melhor avaliação na saúde suplementar dentre as grandes operadoras do mercado e resultados positivos.

Sobre

Veja também

Carlos Eduardo Gouvêa, do IES, fala sobre as ferramentas de Governança e Compliance como estratégia para garantir a sustentabilidade do mercado de saúde

O Brasil avançou rumo a uma maior transparência na área da saúde. É o que …