Home / Health ARQ / Arquitetura / BP Mirante implanta Núcleo de Bem-estar e Terapias Integrativas e amplia possibilidades de tratamento para os clientes

BP Mirante implanta Núcleo de Bem-estar e Terapias Integrativas e amplia possibilidades de tratamento para os clientes

Clientes passam a contar com espaço dedicado a terapias que impactam positivamente nos tratamentos de saúde

Aumentar as possibilidades de melhora do estado de saúde do cliente agregando ao atendimento terapias focadas na saúde física, mental e espiritual sem vínculo com religiões. É com essa proposta que o BP Mirante, unidade hospitalar premium da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, acaba de inaugurar o Núcleo de Bem-Estar e Terapias Integrativas, um espaço que amplia o escopo de benefícios aos clientes da instituição.

Instalado em uma área de 300 m2 no 1º andar da torre 7, o núcleo conta com três consultórios, duas salas de massoterapia e acupuntura e uma sala multifuncional onde serão oferecidas terapias multidisciplinares como acupuntura, quiropraxia, reflexoterapia, pilates, meditação, reiki, ayurveda, midfulness e terapia miofascial. O local também possui um restaurante orgânico com um cardápio alinhado à filosofia de vida saudável. “Pensamos até nisso devido a importância da alimentação no contexto do nosso trabalho”, comenta Liaw Chao, médico especialista em Práticas Integrativas e um dos coordenadores do serviço.

O médico enfatiza que o objetivo do núcleo é melhorar a resposta de recuperação do cliente sem interferir no tratamento principal. “Se o cliente tem indicação de uma cirurgia é porque ele necessita realizá-la e ela não pode ser substituída por outro procedimento. O que vamos fazer é integrar outras ações que efetivamente auxiliem na recuperação dele após a cirurgia”, explica o profissional.

Para garantir o entrosamento entre a equipe responsável pelo tratamento principal e o time de profissionais que realizarão as terapias, o Núcleo de Bem-estar e Terapias Integrativas do BP Mirante conta com duas interfaces médicas: o cirurgião do aparelho digestivo Liaw Chao e o endocrinologista Filippo Pedrinola. Eles serão responsáveis pela comunicação e planejamento do atendimento que será realizado no núcleo. “Utilizamos nosso conhecimento médico para entender o quadro clínico do cliente e, a partir disso, planejar e definir um protocolo de atendimento fundamentado em evidencias clínicas e validados pela equipe médica do BP Mirante”, explica Chao.

Além de agregar novas possibilidades para os clientes internados e em tratamento, o núcleo também está aberto para pessoas que queiram adotar as terapias integrativas para elevar sua qualidade de vida. Os clientes que procurarem diretamente o serviço terão à disposição atendimento individualizado e também podem participar de atividades em grupo como oficinas de movimento, palestras e grupos de conscientização, todos com foco na promoção de saúde. “Uma das nossas metas é ajudar as pessoas a conseguirem adotar um estilo de vida mais saudável”, finaliza o especialista.

Conceito de práticas integrativas

Há cerca de 20 anos o uso de terapias para tratamento de problemas de saúde tornou-se comum e o termo terapias alternativas passou a ser adotado para se referir a esse conjunto de iniciativas. Porém, com o passar do tempo, as pessoas passaram a substituir os tratamentos médicos por essas terapias e foi necessário, então, adotar o conceito de terapias complementares, em que os clientes eram orientados a continuar o tratamento principal, adotando terapias complementares para contribuir para a recuperação plena. O conceito de práticas integrativas ou terapias integrativas é uma evolução das terapias complementares. Nele, a conduta do tratamento médico principal é mantida e outras técnicas, baseadas em evidências científicas e com efetividade comprovada, são incorporadas ao tratamento. Essas terapias buscam o equilíbrio entre os aspectos físico, mental e espiritual (sob o ponto de vista do indivíduo e não de religiões).

Sobre

Veja também

Obras de reforma do Hospital Regional de Gurupi passam por vistoria

Como parte da implantação do Plano Diretor Estratégico (PDE) no Hospital Regional de Gurupi, o …