Home / Health ARQ / Arquitetura / Ampliação de hospital em Curitiba integra edifício novo a estrutura antiga

Ampliação de hospital em Curitiba integra edifício novo a estrutura antiga

O Hospital Ônix, na cidade de Curitiba (PR), teve concluídas suas obras de ampliação no mês de dezembro. Inaugurado em 1998, o hospital presta atendimento geral e especializado nas áreas clínica e cirúrgica. Na ampliação, foi construído um bloco anexo ao prédio já existente, expandindo de 45 para 100 o número de leitos. A nova estrutura tem quatro pavimentos e foi erguida em concreto armado, numa obra com orçamento de R$ 15,9 milhões. A execução foi feita pela construtora Baggio em dez meses, com projeto de arquitetura do escritório Gustavo Pinto.

O maior desafio do projeto foi desenvolver espaços para abrigar os equipamentos médicos novos e dar vazão ao fluxo crescente de pacientes e funcionários, ao mesmo tempo em que havia a necessidade de integrar a nova edificação àquela já existente no local. ‘Nosso cliente já tinha uma edificação hospitalar sendo reformada e nos contratou para projetar uma ampliação’, conta o arquiteto Gustavo Pinto, proprietário do escritório homônimo.

Projeto e custos
As vedações internas do prédio anexo contam com paredes em drywall, utilizadas fartamente nesse projeto, que é repleto de divisórias. Nas paredes em drywall estão abrigados os shafts de instalações hidráulicas e elétricas, além do sistema de refrigeração de ar e dos suprimentos de gases hospitalares. Segundo Kim Bassetti, engenheiro responsável pela obra, os revestimentos também empregam reboco, argamassa, azulejos, pintura, pastilhas e acabamentos. Assim, esse conjunto foi o principal item orçamentário. Com um custo de R$ 3,7 milhões, o revestimento interno representou o equivalente a 23,2% do custo total do novo bloco.

Sobre

Veja também

Secretário da Saúde de Tocantins faz visita técnica para avaliar reformas nas unidades hospitalares

O secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, percorreu as unidades hospitalares do Estado para …