TOTVS inova a experiência de uso de suas tecnologias para o setor de Saúde

Habituados com ferramentas intuitivas no uso pessoal, os consumidores de tecnologia, como uma movimentação natural do mercado, passam a incorporar a demanda desses mesmos recursos no seu ambiente corporativo. De olho neste cenário, a TOTVS se antecipou no desenvolvimento de sistemas que reúnem gestão e praticidade sob uma única plataforma colaborativa (Fluig), proporcionando formas diferentes de se pensar e usar a tecnologia a favor dos negócios. Os resultados são experiências de uso por meio de funcionalidades especialmente desenhadas para cada vertical de atuação da companhia, entre elas, o segmento de Saúde.

Com acesso centralizado, utiliza-se um único login e senha para obter dados de todos os sistemas utilizados na empresa. O recurso de Identity Management reconhece o usuário e configura as informações pertinentes e autorizadas para cada área de trabalho. Ao entrar na plataforma, o colaborador encontra uma interface leve, intuitiva e com os recursos mais utilizados na sua rotina de trabalho.

Mais do que gerenciar perfis corporativos, o Identity também permite a unificação de logins das redes sociais públicas. O usuário ganha mais uma facilidade de acesso e a área de RH da instituição consegue extrair informações desses portais para popular cadastros de funcionários e mapear as habilidades que mais interessam ao seu negócio. A partir deste momento, inicia-se uma nova experiência de uso da tecnologia, que apresenta, em uma única tela, dados, números e workflows de tarefas.

Todos os colaboradores da instituição de saúde passam a contar com indicadores de gestão, apresentados na forma de gráficos, com informações pertinentes a cada área da empresa. Para gestores, os indicadores mostram informações estratégicas para a melhor condução dos negócios, como a quantidade de prestadores por região ou especialidade, o percentual de sinistralidade e os índices de inadimplência por contrato, valores de coparticipação e análise de glosa por especialidade ou tipo de prestador.

Para prestadores de serviço, como clínicas e hospitais, também é possível acessar as informações financeiras, como o total a receber e atendimentos realizados por cada um dos convênios, além das especialidades mais rentáveis.

Outra novidade são as comunidades de trabalho. Com uma interface muito próxima a das redes sociais públicas, essa experiência viabiliza a troca de informações por área de atuação da empresa. Pode haver a comunidade de médicos por especialidade, de enfermeiros, do RH, do financeiro, entre outras. O objetivo é, por meio de uma experiência agradável e colaborativa, consolidar um meio para a integração dos profissionais, que podem postar comentários, compartilhar notícias ou, ainda, gerar regras e alinhamentos internos. Tudo o que antes era feito por troca de e-mails, muitas vezes numerosos, passa a ser possível via plataforma social, que pulveriza a informação de forma mais atrativa e dinâmica.

A comunidade de Auditoria, por exemplo, permite às equipes financeira e de auditores monitorar notícias e novidades do setor, consultar títulos de pagamentos dos prestadores, ter acesso rápido aos indicadores da instituição e às principais rotinas do sistema de gestão, além de uma série de workflows para otimizar o tempo e estabelecer um fluxo de processos para a aprovação de solicitações.

No processo de workflow, o gestor recebe, na sua tela de trabalho, alertas sobre novas pendências que precisam da sua validação, como honorários médicos, insumos de enfermagem e controle de glosas, por exemplo. Tudo de forma precisa, conferindo detalhes do atendimento prestado e dados contratuais do beneficiário, como a cobertura e o histórico de procedimentos realizados. O auditor ainda pode justificar o seu parecer e, após salvar e finalizar essa etapa, o sistema o encaminha, automaticamente, para a próxima fase de aprovação. O solicitante, então, é notificado sobre o novo status da demanda e pode dar continuidade ao processo. O objetivo é promover uma gestão mais ágil, controlada e dinâmica.

“As novas experiências de uso vêm ao encontro da necessidade de um ambiente intuitivo, prático e eficaz para proporcionar uma gestão precisa ao segmento de Saúde. Cada funcionalidade foi pensada para apoiar as empresas no desenvolvimento das suas demandas utilizando ferramentas modernas e totalmente aderentes às rotinas características deste setor”, finaliza Marcelo Souccar, diretor do segmento de Saúde da TOTVS.