Novo laboratório duplica capacidade de atendimentos em BH

Referência nacional no atendimento ao Sistema Único de Saúde, a Santa Casa BH inaugurou, recentemente, as novas instalações do laboratório de análises clínicas da instituição. Estiveram presentes na cerimônia, o secretário municipal de Saúde, Fabiano Geraldo Pimenta Júnior, o provedor do Grupo Santa Casa BH, Saulo Levindo Coelho, o superintendente-geral, dr. Porfírio Andrade, o superintendente de Assistência à Saúde, dr. Guilherme Riccio, o superintendente de Planejamento, Finanças e Recursos Humanos, Gonçalo Barbosa, além de chefes de clínicas, médicos, enfermeiros, gerentes, coordenadores e funcionários da instituição.

Com infraestrutura moderna, o laboratório reúne profissionais qualificados, equipamentos de última geração e insumos de alta qualidade com o objetivo de se transformar em um centro de referência em exames diagnósticos para pacientes do SUS no Brasil. Foram investidos cerca de R$ 3 milhões na nova unidade que passa a ocupar uma área de 352 m² no 1º andar do hospital, funcionando 24 horas por dia e atendendo exclusivamente pacientes das unidades assistenciais do Grupo Santa Casa BH: Santa Casa BH, Hospital São Lucas e o Centro de Especialidades Médicas Santa Casa BH.

Atualmente, o Laboratório Santa Casa BH realiza em média 5 mil exames por dia, totalizando 150 mil por mês. Com os novos equipamentos, a unidade tem capacidade para duplicar seus atendimentos. Os resultados serão liberados com mais segurança e rapidez, beneficiando diretamente o tratamento dos pacientes ao gerar agilidade nos diagnósticos e, consequentemente, diminuição do tempo de internação.

Segundo o provedor do Grupo Santa Casa BH, Saulo Levindo Coelho, a proposta é transformar o novo laboratório em modelo de eficiência e gestão: “A unidade é extremamente moderna e com máquinas de alta tecnologia, inexistentes em outros laboratórios de hospitais da Capital. Com esse e outros serviços prestados com excelência pelos funcionários da instituição conseguiremos concretizar o nosso maior objetivo: oferecer atendimento SUS com o mesmo padrão da medicina suplementar”.

 O novo laboratório dispõe de 90 funcionários, dentre analistas graduados em Bioquímica, Biomedicina e Biologia, responsáveis pela supervisão do controle de qualidade e liberação dos laudos, técnicos para realização de exames, coletores, mensageiros para transporte de amostras e recepcionistas, além de coordenadores e gerentes.

ALTA TECNOLOGIA

 

O sistema de gestão hospitalar Hospitale foi ativado para integrar as informações dos exames realizados para a SCBH, o Hospital São Lucas e o CEM Santa Casa BH. Dentre os novos equipamentos de análises clínicas, destaca-se o AutoMate 2.500, terceiro aparelho deste modelo instalado em Minas Gerais. Sua capacidade de processamento é de 1.200 tubos por hora. Para a realização de exames de bioquímica, a unidade instalou 2 aparelhos AU 480, cada um com capacidade de 800 exames/hora. Outra novidade é o Coulter LH 750 Analyzer, que processa 100 exames de hemograma por hora, e o Access 2, equipamento capaz de processar até 100 exames de sorologia e hormônios por hora. A unidade conta também com coagulômetros e equipamentos para exames de gasometria e processamento de culturas de micro-organismos.