Hospital das Clínicas aprimora o registro dos pacientes com tecnologia de integração da InterSystems

 

 

 O complexo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, adotou a tecnologia de integração da InterSystems, líder em softwares para saúde conectada, para compartilhar informações dos registros dos pacientes nas 10 unidades incluindo o Instituto da Criança, Instituto do Coração (InCor) e o Instituto do Câncer. Descrito como “uma cidade dentro de uma cidade”, o complexo do Hospital das Clínicas tem oito prédios e 2.500 leitos, e é um centro de referência nacional e latino-americano em traumas, tratamento de câncer, doenças cardíacas, pediatria e muitas outras especialidades.

O HC antecipa benefícios significativos por meio da rápida, precisa e oportuna troca de dados dos registros dos pacientes, tais como endereço, idade, gênero, filiação etc. entre as unidades hospitalares. A Tecnologia da InterSystems suporta o padrão internacionalmente reconhecido HL7 (Health Level 7) para troca de informações de saúde. O padrão HL7 é utilizado por autoridades em saúde em todo o mundo como um modelo de linguagem para troca de dados entre diferentes hospitais, clínicas e laboratórios.

“Em um futuro próximo, nós planejamos expandir a implementação para adicionar informações clínicas registradas nos Prontuários Eletrônicos dos Pacientes (PEP), de modo que toda a equipe médica compartilhe o histórico hospitalar de seus pacientes, independente da unidade onde foram atendidos”, diz Jacson Barros, Diretor Coordenador de TI do Núcleo Especializado em Tecnologia da Informação do HC. “A plataforma da InterSystems tem sido uma grande aliada para aprimorar a gestão de todos os dados de registro dos pacientes para seis  institutos especializados, dois hospitais auxiliares e uma clínica de reabilitação.”

“Por causa do tamanho e complexidade do HC, nós acreditamos que a implantação da tecnologia de integração será visto como um modelo para todo o sistema de saúde pública do Brasil”, aponta Carlos Eduardo Nogueira, Group Director for Latin America da InterSystems, “A necessidade para a interoperabilidade dos sistemas de informação é compartilhada por todos os hospitais, independente do tamanho ou localização.”

O HC espera contar com a tecnologia da InterSystems como sua plataforma para sistemas PEP e projetos de comunicação interna para todas as unidades do complexo. “Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos com a plataforma da InterSystems, tanto em nossos processos de gestão de informações e na adoção do padrão HL7, que trará para nós mais segurança e confiança nos procedimentos internos, com o objetivo de aperfeiçoar os serviços prestados à população”, enfatiza Barros, do HC.

 

A implementação foi realizada com o apoio técnico da Magna Sistemas, empresa de serviços de TI e um parceiro InterSystems.