Hospital Anchieta entra na era da certificação digital

A tecnologia traduz o que há de mais moderno em termos de segurança para proteger informações trocadas no ambiente virtual.

135

Os benefícios da certificação digital são inúmeros e já conhecidos em vários setores. Agora, a área hospitalar também está caminhando rumo à assistência e administração sem papel. O objetivo é transformar as operações 100% digitais, contribuindo para segurança assistencial e gestão sustentável, com validade jurídica e maior transparência.

Para atingir esse objetivo, o Hospital Anchieta, de Brasília (DF), iniciou, em dezembro de 2017, mais uma importante etapa para o Hospital Digital, o uso de certificados. O processo foi implementado, primeiramente, para toda equipe multidisciplinar da Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTIA), que possui 30 leitos e dá acesso 24h a acompanhantes.

“A Certificação Digital, nos dias de hoje, traduz o que há de mais moderno em termos de segurança para proteger informações trocadas no ambiente virtual. Sua tecnologia foi desenvolvida especificamente para oferecer autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas. A utilização do Certificado Digital na área hospitalar é aplicada na assinatura de documentos que compõem a História Clínica do paciente em sua estadia hospitalar”, explica Louise Lyra, diretora de suprimentos e TI do Hospital Anchieta.

Segundo Dr. Délcio Rodrigues Pereira, diretor presidente da Instituição, a implantação desse plano visa trazer para o Hospital acesso mais rápido ao histórico hospitalar do paciente. “O planejamento é abranger todo o hospital até o final do primeiro semestre de 2018”.

As mudanças no Hospital Anchieta começaram em 2016, com a implantação do MV Soul, sistema de operação e gestão. A novidade trouxe para a equipe assistencial acesso rápido ao prontuário eletrônico, possibilitando agilidade na tomada de decisões assistenciais; processos automatizados, integrados e um amplo controle gerencial, com acesso aos indicadores estratégicos.

“Um dos objetivos das implantações realizadas no Hospital é a redução de formulários manuais e impressões de documentos. Com a automação dos processos também foi possível eliminar papéis que transitavam entre os setores e todas essas ações refletem no nosso meio ambiente”, conclui Dr. Délcio Pereira.