Eurofarma e Endeavor lançam programa de aceleração para startups

29

A Eurofarma, farmacêutica multinacional de capital 100% brasileiro, anuncia hoje o lançamento da plataforma Eurofarma Synapsis, que em conjunto com a Endeavor, irá selecionar 12 startups voltadas à inovação na área de saúde para receber apoio e acelerar o crescimento. As inscrições podem ser realizadas até 9 de fevereiro de 2018 na página Eurofarma Synapsis e as empresas selecionadas para apresentar seus projetos serão anunciadas em 23 do mesmo mês. Em 8 de março, uma banca formada por executivos da Eurofarma e da Endeavor selecionará as 12 empresas que farão parte do programa.

A nova plataforma de inovação busca scale-ups, startups que já estejam operacionais e em crescimento. As inovações deverão focar as seguintes áreas:

  • Relacionamento com grupos de interesse (médicos/pacientes/farmacêuticos/distribuidores/hospitais)
  • Gerar valor agregado em serviços e inovar na forma como nos relacionamos com públicos de interesse
  • Ganho de eficiências em processos-chave
  • Pesquisa & Desenvolvimento (processos relacionados ao desenvolvimento de novos produtos)
  • Operações Industriais e Administrativo (melhora na eficiência e produtividade de todos os processos)
  • Sustentabilidade
  • Buscar alternativas mais sustentáveis na cadeia de saúde (foco: resíduos, eficiência energética, água e emissões)
  • Inteligência de Mercado
  • Otimização de ferramentas já existentes, bigdata e uso de outras tecnologias para oferta de novos serviços e agregar valor aos produtos
  • Gestão de Pessoas
  • Novos modelos de gestão para engajamento, atração e retenção de talentos.

 

As empresas selecionadas terão acesso a mentorias com a rede Endeavor e acesso a empreendedores em estágio de crescimento semelhante. Além disso, as startups poderão alavancar seus negócios ao tomar contato com informações e tendências no setor de saúde – amplamente auditado, coaching em áreas de suporte, como Marketing, Vendas e Logística, e acesso à rede de relacionamento da Eurofarma que contempla mais de 4 mil fornecedores, mais de 1.500 clientes ativos (B2B) e mantem mais 600 mil contatos médicos por mês, abrangendo todas as especialidades.

A decisão de investir em scale-ups está alinhada aos objetivos da Eurofarma e com a estratégia de crescimento apoiada fortemente em inovação. Para Maria Del Pilar Muñoz, vice-presidente de Sustentabilidade e Novos Negócios, a Synapsis representa um avanço importante na estratégia de inovação. “A Eurofarma nasceu de um sonho e há 45 anos também era uma startup. Hoje, inauguramos uma nova etapa na parceria com empresas que, assim como nós, também querem crescer e a nossa proposta é acelerar esse processo”, afirma.

A Endeavor, parceira nesta empreitada, irá cuidar da captação das startups e auxiliar na triagem. As empresas serão avaliadas por um time multidisciplinar, que além de olhar o produto ou solução, irá analisar o perfil do empreendedor e o fit com a Eurofarma. “Continuar crescendo e levar uma empresa para um novo patamar é um desafio gigante. Demanda talentos, capital e um empreendedor com um sonho realmente grande, resiliente e capaz de executar. É nesse momento de virada que o Synapsis irá ajudar – fazendo boas conexões para que os empreendedores tomem decisões melhores e aprendam com quem já fez.”, comenta Igor Piquet, diretor de Apoio a Empreendedores da Endeavor.

“A Eurofarma investe 6% de sua receita em P&D e deve chegar a 10% nos próximos anos. O lançamento de novos produtos e a expansão internacional, seguirão impulsionando o nosso crescimento. Ao mesmo tempo, a inovação deve permear todas as áreas e processos da empresa para nos tornarmos ainda mais vanguardistas e competitivos. É neste contexto que nasce o Eurofarma Synapsis. No médio prazo, a plataforma de inovação aberta poderá receber 5% do lucro líquido da companhia”, finaliza Pilar.