Elsevier apresenta soluções sobre jornada do paciente na SAHE 2018

Com suas aplicações integradas de apoio à decisão clínica, a Elsevier é a única empresa no Brasil capaz de colaborar com todas as etapas de cuidados com a saúde, de forma a promover o aumento da qualidade e a redução de custos no sistema de saúde

A Elsevier, uma das mais conceituadas provedoras de informação científica, técnica e médica, demonstra suas soluções avançadas de apoio à decisão clínica (ACDS) no SAHE – South America Health Exhibition, que acontece de 13 a 15 de março, em São Paulo. A companhia está com diversas aplicações no Hospital Contemporâneo, cenário de demonstrações e diálogos sobre produtividade e experiência do usuário dos ambientes de saúde.

“Vamos demonstrar os produtos que acompanham toda a Jornada do Paciente. Somos a única empresa de informações baseadas em evidências capaz de realizar esta experiência de maneira integral”, explica Claudia Toledo, Diretora de Clinical Solutions da Elsevier.

E quais são as etapas dessa jornada?

  1. Prevenção: cada dia mais, investir em prevenção é essencial! Tanto para pacientes quanto para hospitais. Afinal, uma vida saudável acarreta menos doenças crônicas e menos tratamentos de longo prazo. Para esta etapa, a Elsevier oferece às instituições a Health Library, uma biblioteca on-line de tópicos de saúde, medicamentos e outros recursos. Através dela, os pacientes podem encontrar a mesma informação confiável por conta própria de uma fonte que eles conhecem e confiam. Ao oferecer o conteúdo em seu site ou portal, o hospital colabora com a prevenção.
  1. Capacitação: para diminuir variabilidade e garantir a melhor assistência ao paciente a Elsevier apresenta o Nursing Skills, solução de conteúdo digital em português para hospitais que objetiva padronizar os cuidados da enfermagem, visando a segurança do paciente e a qualidade na assistência.  Isto vai reduzir riscos e custos, organizar e disseminar treinamentos atualizados, acessíveis em dispositivos móveis, além de  oferecer dados analíticos sobre a  performance da equipe de enfermagem.
  2. Diagnóstico: conteúdos que colaboram com os médicos para atender melhor os pacientes. Nesta etapa, são utilizadas soluções que também ajudam no engajamento do paciente, já que, por intermédio de conteúdos multimídia, facilitam o entendimento do leigo. A Elsevier conta com as seguintes plataformas, entre outras: 
  • Clinical Keyabrangente fonte de busca clínica para tomada de decisão em mais de 40 especialidades médicas e cirúrgicas e maior número de algoritmos de decisão e tratamento. Oferece evidências que garantem a qualidade da assistência, segurança do paciente e melhor gestão das glosas hospitalares. Por conta das parcerias firmadas com empresas de TI, atualmente o ClinicalKey está integrado aos prontuários eletrônicos de diversas instituições de saúde.
  • STATdX: sistema completo de apoio à tomada de decisão em radiologia. Oferece conteúdo abrangente, baseado na opinião de especialistas de renome em todas as especialidades, garantindo maior agilidade, precisão e confiança dos diagnósticos, até nos casos mais complexos de imagem.
  1. Tratamento: após a consulta, o paciente segue para outras áreas do hospital para medicação, exames, cirurgia, internação etc. Aqui, a coesão da equipe multidisciplinar é essencial: soluções digitais podem acompanhar o paciente nessa etapa, assegurando a todos os envolvidos que as ações necessárias serão realizadas com segurança e dentro do que foi estipulado pelo médico. Para essa etapa da jornada a Elsevier oferece as soluções:
  • Order Sets: solução completa de normalização e padronização dos protocolos institucionais. É baseada em nuvem, permitindo que os médicos e outros profissionais clínicos acessem, criem, revisem e gerenciem os protocolos em um ambiente colaborativo melhorando resultados. O Order Sets é facilmente integrado ao EHR (Electronic Health Record) e adapta-se às organizações, organizando o fluxo de trabalho e usando terminologias específicas.
  • Care Planning: cria um plano de cuidados totalmente centrado no paciente, por intermédio da combinação do seu histórico, avaliações padronizadas e mais de 500 orientações de prática clínica. Tais práticas são baseadas em evidências, contribuindo para o conhecimento, pensamento crítico e apoio à decisão. Além disso, Care Planning pode ajudar a organização a reduzir a variabilidade e melhorar a coordenação dos cuidados com o paciente.
  • Clinical Pharmacology: apoia as instituições com as decisões de medicação mais rápidas, inteligentes e seguras. Vem em conjunto com o Clinical Key, inteligente motor de busca clínica. Com essa combinação, os profissionais de saúde se beneficiam de uma experiência aprimorada por intermédio da capacidade de acessar conteúdo relevante mais rapidamente, interface de usuário mais intuitiva e na tomada de melhores decisões de drogas.
  1. Home care: aqui entram os cuidados que serão realizados após a saída do hospital. Tratamento em casa, cuidados especiais, internação em casa, entre outros. A Elsevier tem as melhores plataformas para a finalização da Jornada do Paciente com sucesso, produzidas para as instituições de acordo com a necessidade.

Durante a participação da Elsevier no SAHE, os visitantes poderão conhecer mais sobre as soluções tecnológicas para assuntos como:

  • Cuidados de transição
  • Melhora dos indicadores gerais das instituições
  • Garantia da padronização e geração de ganhos de eficiência
  • Redução de desperdício
  • Otimização de práticas para garantir melhores resultados para segurança do paciente e da equipe
  • Engajamento no tratamento

“A transformação digital da saúde passa pela quebra de paradigmas e pela necessidade de sistemas de qualidade para que toda a cadeia produtiva seja beneficiada. Em tempos de fake news e grande quantidade de conteúdo disponível, qualidade é fundamental. A Elsevier tem uma longa história de colaboração com as áreas de saúde, ciência e tecnologia com mais de 2.500 periódicos e mais de 33.000 títulos de livros que corroboram as informações contidas nas soluções oferecidas”, explica o especialista em informática para a saúde Prof. Dr. Renato Sabatini.

Fonte: DFREIRE