Cárdio Pulmonar conquista certificação HIMSS

Hospital conquista o estágio 6 da certificação HIMSS

70

O Hospital Cárdio Pulmonar (HCP), em Salvador, anunciou nesta terça-feira (23) a conquista do Estágio 6 na avaliação do HIMSS EMRAM. O reconhecimento é resultado da aplicação de uma série de tecnologias na entidade desde 2016, entre elas estão, sistema de gestão, prontuário eletrônico do paciente e aplicativo beira-leito desenvolvidos pela Pixeon.

Desde 2005, a Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) realiza a avaliação do progresso e do impacto dos sistemas de prontuários médicos eletrônicos para hospitais. A evolução é avaliada por meio de oito etapas (0 a 7) do Electronic Medical Record Adoption Model (EMRAM) no qual o último estágio representa um ambiente avançado de gestão e prontuário eletrônico do paciente.

O Hospital Cárdio Pulmonar conta com a maturidade do prontuário eletrônico para apoiar as decisões clínicas e possui um circuito fechado de administração e controle de informações e demandas. “Para nós, esta certificação é resultado do engajamento da equipe e da parceria com a Pixeon na busca por um propósito: cuidar de pessoas com qualidade e segurança”, observa Iolanda Peltier, diretora superintendente do Hospital Cárdio Pulmonar.

Durante o processo de avaliação para conquista do HIMSS EMRAM, todos os processos foram acompanhados por meses. Foi auditado o uso do prontuário eletrônico do paciente, checando desde a entrada na recepção à alta, passando pelo atendimento médico, internação e checagem com o aplicativo beira-leito. O objetivo é garantir que todos os profissionais envolvidos na assistência estejam alinhados no cuidado com o paciente. “Com o uso das nossas soluções, o hospital pode garantir maior segurança no cuidado com o paciente, eficiência operacional e qualidade assistencial”, comenta André Silveira, diretor de tecnologia e produtos da Pixeon.

O termo hospital digital já é adotado em instituições da Europa e dos Estados Unidos, estimulando o conceito de paperless. “Estamos sempre em busca de novas soluções que auxiliem nossos clientes a atingirem os melhores resultados. A conquista do Hospital Cárdio Pulmonar é também uma vitória para nós, pois revela a qualidade dos nossos serviços e o empenho de nossa equipe”, finaliza Roberto Ribeiro da Cruz, CEO da Pixeon.

Inaugurado em 1977 na Avenida Anita Garibaldi, onde mantém endereço, o Hospital Cárdio Pulmonar (HCP) foi criado com o objetivo inicial de prestar atendimento clínico e de emergência em cardiologia e pneumologia.

Em 40 anos, o HCP incorporou serviços e ampliou especialidades, oferecendo ao paciente desde a prevenção até o tratamento de patologias, através do atendimento ambulatorial, medicina diagnóstica, internamento, cirurgia e emergência clínica 24 horas.

A segurança, excelência e humanização no atendimento sempre fizeram parte da cultura do Cárdio Pulmonar, primeiro hospital na Bahia a ser acreditado pela Joint Commission International (JCI), líder mundial em certificação de organizações de saúde. A certificação conquistada em 2017 atesta que os procedimentos assistenciais são realizados dentro dos melhores padrões internacionais de qualidade e segurança para pacientes e profissionais.

Mantendo a qualidade, segurança e humanização da assistência, o Cárdio Pulmonar passa por obras de reforma e ampliação, que serão concluídas em 2018. O hospital sairá de 51 para 249 leitos, sendo 70 em unidades de terapia intensiva.