ABIMED divulga pesquisa sobre inovação e balanço de desempenho do setor de produtos para saúde no ano

A ABIMED-Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde apresenta, no próximo dia 10 de dezembro (quarta-feira), os resultados de uma pesquisa inédita sobre inovação no setor realizada em parceria com a Fundação Dom Cabral. Na ocasião, serão divulgados também o balanço de desempenho em 2014 e as perspectivas da indústria para 2015.

A pesquisa Desafios para Aceleração da Inovação no Setor de Produtos para a Saúde no Brasil é o resultado de entrevistas realizadas com 20 CEOS de empresas associadas da ABIMED. O estudo faz uma radiografia de como a inovação ocorre na indústria de produtos para a saúde, os principais desafios que enfrenta para inovar no país e como se relaciona com outros agentes promotores de inovação, como o Governo e universidades. O documento apresenta ainda propostas do setor para superar os gargalos e acelerar a inovação no segmento.

“Inovar é uma questão de sobrevivência para a indústria do setor porque os produtos para saúde têm um ciclo de vida curto, ao redor de dois anos e meio, e se tornam obsoletos rapidamente. Entender como a inovação ocorre e seus desafios nos permite traçar ações mais efetivas para superá-los”, afirma Fabrício Campolina, presidente do Conselho de Administração da ABIMED.

Resultados

A ABIMED apresentará também um balanço do desempenho do setor em 2014 e as perspectivas para 2015, que será marcado por uma nova etapa de governo e mudanças na equipe econômica. O setor de produtos para a saúde responde por 0,4% do PIB e movimentou US$ 11 bilhões em 2013.

“Os resultados ficaram dentro das expectativas e foram bons se comparados com o contexto geral do país. As condições que têm levado o setor a crescer nos últimos anos continuam presentes, como a demanda reprimida por saúde, e não ocorreram fatos marcantes que pudessem impactar o desempenho”, analisa Carlos Goulart, presidente-executivo da ABIMED.

No encontro serão anunciadas ainda mudanças no Código de Conduta da ABIMED. Além disso, Eduardo Jorge Valadares, Diretor do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, e José Carlos de Magalhães Moutinho, Diretor da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), José Carlos de Magalhães Moutinho, falarão sobre as perspectivas do Governo e da área regulatória para 2015.