A atualização de versões de softwares e seu impacto no resultado do negócio – Por Fernando Vogt

48

 

Fernando Vogt
Fernando Vogt

Em qualquer setor, obter sucesso em projetos de tecnologia da informação depende de diversos fatores. Optar por uma solução que atenda às necessidades específicas do negócio, contar com fornecedores que ofereçam bom pós-venda e treinamento correto da equipe são fatores decisivos. Mas, além disso, existe um item que nem sempre é levado em consideração: a importância de atualizar versões de software.

Para as organizações de saúde, na maioria das vezes, a atualização é sinônimo de preocupação, já que é preciso dedicar tempo, atenção, e, o mais importante, não correr o risco de ter interrupções dos sistemas existentes, impactando o atendimento aos pacientes. Neste caso, o ideal é prever os upgrades em um planejamento, assim é possível se organizar previamente a cada mudança.

É preciso deixar claro que a atualização representa diversos benefícios, isso porque ela traz um produto melhorado, com capacidades e recursos que foram especialmente desenvolvidos para eliminar gaps dos sistemas anteriores e agregar o que surge de novo no mercado de TI a cada dia, proporcionando mais velocidade para trabalhar com um grande volume de informações.

Outro ponto importante é a segurança, uma questão crítica que pode impactar diretamente a operação das empresas do mercado de saúde, pois quanto mais antiga a versão do software, ela se torna mais vulnerável a ataques, podendo gerar sérios problemas. A partir da atualização, é possível corrigir erros (os famosos bugs) e brechas encontradas nos sistemas corporativos, além de trazer políticas de segurança mais avançadas e difíceis de serem quebradas por ameaças externas e internas.

Há também a questão referente ao suporte técnico oferecido pelo fornecedor da tecnologia. Quando uma atualização recomendada por ele não é feita, o cliente perde esse suporte. Neste caso, a fabricante do software não se responsabilizará pelos riscos que a empresa correr. É como se você não fizesse a revisão do seu carro que foi indicada pela montadora, perdendo, assim, a garantia.

Além disso, uma das vantagens obtidas pelo upgrade é a certeza de que todas as demais aplicações críticas ao funcionamento dos negócios serão aprimoradas, pois a atualização não só corrige falhas operacionais e aumenta o desempenho corporativo, com capacidades adicionais às operações para atender parceiros e consumidores cada vez mais conectados, tornando as empresas mais inovadoras e ágeis.

Manter o software atualizado é extremamente relevante para a evolução dos negócios, viabilizando um crescimento sustentável e proporcionando mais vantagem competitiva, compatibilidade de sistemas, simplificação de processos, redução de risco técnico e segurança. Todos esses benefícios vão ampliar o desempenho operacional e a capacidade de processar informações, tornando as empresas mais competitivas e lucrativas.