Centro de oncologia em Salvador recebe acreditação internacional

0
165

O Centro de Hematologia e Oncologia da Bahia – Cehon, clínica do Grupo Oncologia D’Or na Bahia, recebeu este ano o Joint Commission International (JCI), o mais importante reconhecimento no setor de saúde do mundo. O selo foi concedido em conformidade com os requisitos da entidade internacional, que preza pela qualidade e segurança do paciente em toda a sua jornada de atendimento.

O ambulatorial Oncohematológico da unidade de Salvador conquistou a acreditação devido aos seus critérios de excelência na assistência ao paciente com câncer, tornando-se a segunda clínica do Nordeste a alcançar este reconhecimento. Para o Dr. Rafael Vita, diretor geral do centro, quem ganha é o paciente. “É ele o maior beneficiado por essa conquista, pois propomos as melhores práticas de atendimento compatíveis com instituições de referência em saúde do mundo”. Para ele, o padrão de qualidade adotado pela clínica foi essencial para que isso acontecesse.

Laís Guimarães, diretora médica da unidade, explica que o Cehon se preparou durante dois anos e meio para obter o selo. “Foi um projeto árduo que contou com a dedicação de toda a equipe. Afinal, a acreditação somente é concedida se a instituição alcançar os padrões de qualidade internacionais da JCI”, diz a especialista. “Ao longo de todo o projeto de preparação, fizemos modificações físicas e engajamos nossos profissionais. Foi um grande aprendizado até aqui”, diz.

A acreditação é um reconhecimento que reforça a importância da utilização contínua da qualidade e segurança em toda a jornada do paciente. Trata-se de uma avaliação de processos administrativos, protocolos clínicos para o controle de prevenção de infecções, gestão das instalações, redução de desperdícios e de custo, entre outros itens.

Ainda em 2018, as demais unidades do Centro de Hematologia e Oncologia da Bahia – Cehon, localizadas nas regiões de Teixeira de Freitas e Juazeiro, irão iniciar o processo de acreditação da Joint Commission International (JCI).