Casa de Saúde São José inaugura expansão de emergência

0
23

A partir do dia 25 de janeiro, a Casa de Saúde São José, no Humaitá, passará a contar com uma emergência ampliada, que promete triplicar a capacidade de atendimento. A reforma permitirá ainda aumento nas especialidades oferecidas pelo hospital, até então restritas à cardiologia, obstetrícia e ortopedia. A partir da semana que vem, haverá assistência em áreas como neurologia, neurocirurgia, cirurgia geral, cirurgia vascular, urologia e cirurgia cardíaca.

“A ampliação é resultado de um estudo das necessidades da população ao nosso redor. Esperamos um aumento de 200% nos atendimentos para os próximos dois anos, chegando a seis mil por mês (atualmente, são cerca de dois mil na emergência). Para isso, contaremos com uma equipe com mais de cem profissionais especialmente treinados. Contratamos profissionais para diversos postos, como enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos. Nossa equipe praticamente dobrou para atender às novas demandas”, afirma o diretor executivo do hospital, Nélisson do Espírito Santo.

Segundo o cardiologista José Kezen, coordenador clínico da unidade de saúde, o projeto foi baseado em alguns pilares.

“Focamos no atendimento voltado para a necessidade individual (rápido, mas não mecanizado), na classificação de risco, em pacientes graves com encaminhamento direto ao leito e em casos menos sérios, com assistência mais ágil”, explica Kezen.

A remodelação da emergência da Casa de Saúde São José custou cerca de R$ 10 milhões e incluiu ainda uma obra no pátio, cujo objetivo é facilitar o acesso das ambulâncias à entrada do hospital.

De acordo com Kezen, uma das mudanças foi implantada já no ano passado. Desde agosto, os pacientes estão sendo recebidos na recepção por um enfermeiro treinado, o que garante à etapa de classificação de risco uma visão mais técnica.