Maternidade de Osasco (SP) tem 20 novos leitos de Unidade de Cuidados Intermediários

0
14

A fim de melhorar o atendimento e diminuir os riscos às crianças, a prefeitura de Osasco inaugurou 20 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) neonatal, que permite acompanhante, em nova ala construída na Maternidade Amador Aguiar. A unidade já tinha 17 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A obra faz parte do programa Saúde Renovada e recebeu investimentos de quase R$ 1,2 milhão, com recursos destinados por emenda da deputada federal Bruna Furlan (PSDB-SP) e contrapartidas do município. A nova ala da maternidade conta com quatro salas de UCI, espaço para medicação, enfermagem e isolamento.

Durante a inauguração, realizada no dia 20 de março, o prefeito Rogério Lins (PTN) disse que a preocupação é investir em saúde preventiva. “Torcemos para que, num curto espaço de tempo, fique ocioso [o espaço da UCI], porque queremos investir no atendimento primário, com pré-natal de qualidade nas Unidades Básicas de Saúde. Mas, infelizmente, isso vai demandar algum tempo e é fundamental dobrar a capacidade de atendimento com esses novos leitos”.

Na ocasião, Lins também falou sobre os projetos de implantação de um Hospital da Mulher, junto à Maternidade, e de um Instituto da Criança, focado no atendimento pediátrico no município.