Hospital São Lucas passa por adaptações para obras de ampliação

0
205

Canteiro de obras deve crescer nos próximos meses, com operários e máquinas trabalhando a todo o vapor

Iniciadas no fim de novembro, as obras de ampliação do Hospital São Lucas de Cascavel ainda estão “tímidas”. Mas, nos próximos meses, o canteiro de obras deve crescer, com operários e máquinas trabalhando a todo o vapor.

No momento, as equipes trabalham no preparo do terreno e em obras de adaptação para que a estrutura atual seja interligada às novas alas do novo complexo hospitalar. Ao todo, serão cerca de R$ 40 milhões investidos na ampliação, que deverá ficar pronta em 2020.

Além de contar com uma estrutura nova, o Hospital São Lucas terá equipamentos totalmente novos, garantindo atendimento de primeiro mundo aos pacientes.

A área construída será superior a 22 mil metros quadrados, com 12 pavimentos, sendo quatro deles no subsolo, que servirão de garagem para 200 carros.

Quando ficar pronto, o São Lucas será um dos maiores hospitais do Brasil, sendo referência não apenas para Cascavel e região, mas em todo o interior do país.

Assis Gurgacz, reitor do Centro FAG, afirmou que o hospital vai contar com uma novidade: “O único hospital do interior do Brasil que vai ter um robô.” Os funcionários já estão sendo capacitados para trabalhar com o equipamento há quatro anos.

Com o término das obras, a capacidade do hospital vai dobrar, além de oferecer mais leitos para os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), garantindo um atendimento igualitário a todos.

O engenheiro da obra, Carlos Oya, informou como o hospital deve ficar quando pronto: “A obra no total vai ter 22 mil metros quadrados […] quatro subsolos, que servirão de garagem, […] e o principal será o bloco cirúrgico, com 15 salas preparadas”.

Uma estrutura maior também irá exigir um quadro de funcionários maior. Atualmente, a unidade conta com cerca de 500 profissionais. Quando a revitalização for concluída, esse número deverá saltar para 1.300.