Hospital Nipo-Brasileiro inaugura nova unidade da saúde da mulher

0
56

O Hospital Nipo-Brasileiro inaugurou, ontem (23), o seu novo espaço dedicado à saúde da mulher, localizado à Rua Soldado Clóvis Rosa da Silva, 77, no Parque Novo Mundo São Paulo-SP, tendo como principal objetivo assegurar mais qualidade e maior agilidade no seu atendimento. Com investimentos de cerca de R$ 700 mil e ocupando uma área de 190 m2, o novo complexo contará com 08 consultórios e 04 novas salas para os serviços de mamografia digital, ultrasom, densiometria óssea e coleta de sangue, além de outras facilidades para o conforto e segurança das pacientes.

A Unidade da Saúde da Mulher contará com um moderno mamógrafo digital fabricado pela empresa japonesa Shimadzu doado pelo Consulado Geral do Japão que permitirá uma ampliação da ordem de 30% na capacidade de atendimento do Hospital Nipo-Brasileiro que em 2015, registrou 3.200 por mês e um total de 40 mil atendimentos no ano, envolvendo as mais diversas especialidades relacionadas à saúde feminina.

Esse novo equipamento de mamografia digital denominado Planned Nuance Excel, é um sistema com alta qualidade de imagem, baixa dose radioativa, excelente ergonomia e facilidade de uso. Aprovado desde 2011 pelo rigoroso FDA (Food and Drug Administration), dos EUA, ele é considerado um equipamento de avançada tecnologia para a detecção prematura do câncer de mama, proporcionando eficiência e qualidade de imagem, além de permitir a realização de exames de rotina em todos os tipos e tamanhos de seios, exames complementares e biópsias.

Com 48 detectores digitais independentes de alta performance que fazem a cobertura de 100% da mama posicionada, o mamógrafo digital Planned Nuance Excel, associado ao sistema de exposição que detecta a espessura e densidade mamária, proporciona imagens de alta definição anatômica com redução da dose de Raio-X em 30%.

As imagens adquiridas são transmitidas para uma estação de trabalho com computador de alto desempenho, com dois monitores de 5 MPixels para visualização e análise das imagens, proporcionando assim alta resolução e muita confiabilidade. Adicionalmente, o equipamento possui um software amigável com interface intuitiva, várias ferramentas de pós processamento específicas para visualização das imagens com muita precisão e proporcionando assim uma maior acurácia diagnóstica.

Graças a toda essa sofisticação tecnológica, a nova unidade da saúde da mulher do Hospital Nipo-Brasileiro ganha uma importância ainda maior num momento em que dados oficiais do Ministério da Saúde revelam que as principais causas que afetam a população feminina no Brasil são, pela ordem, doenças cardiovasculares, destacando-se o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral; a neoplasia, principalmente o câncer de mama, do pulmão e de colo do útero; doenças do aparelho respiratório, que podem, inclusive, estar encobrindo casos de Aids não diagnosticados; doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas, com destaque para o diabetes e outras causas externas.

De acordo com o Programa Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM), do Ministério da Saúde, em termos globais, o câncer de mama situa-se como uma das principais causas de morte entre as mulheres e até hoje não existem medidas de prevenção primária contra ele. Porém, estudos indicam que é possível reduzir o risco do câncer de mama através da mudança de hábitos, como a redução do tabagismo, do uso do álcool, da obesidade e do sedentarismo.

Segundo ainda esse programa, o câncer de mama é diagnosticado tardiamente em cerca de 60% dos casos e o grande desafio é mudar essa situação, pois a sua detecção precoce aumenta significativamente a perspectiva e a qualidade de vida das mulheres após o diagnóstico da doença.

Diante desses dados divulgados, Walter Amauchi, Superintendente Geral do Hospital Nipo-Brasileiro enfatiza a importância e a oportunidade do novo complexo a ser inaugurado que, além de moderno e confortável, será um espaço de humanização e de qualidade da atenção à saúde da mulher: “a humanização e a qualidade da atenção são indissociáveis nesse processo, pois ambos transcendem apenas a resolução de problemas ou a disponibilidade de recursos tecnológicos. Nesse sentido, é importante ressaltar que o novo centro de atendimento da mulher do HNB tem como foco a excelência no acolhimento em todos os níveis da assistência, visando a orientação das pacientes sobre os problemas detectados e possíveis soluções, assegurando a elas a participação nos processos de decisão em todos os momentos de atendimento e tratamentos necessários”.