Hospital Amaral Carvalho inaugura ambulatório em Lins (SP)

0
26

O Hospital Amaral Carvalho (HAC), o Hospital do Câncer do Brasil, localizado em Jaú (SP), inaugurou no dia 25 de junho em Lins, em parceria com a Prefeitura Municipal, um ambulatório de oncologia clínica para atender pacientes de oito cidades da região, que compreende 155 mil habitantes.

Assim como nas unidades ambulatoriais do HAC de Bauru e Lençóis Paulista, o atendimento ao paciente oncológico em Lins será integral e da melhor qualidade, já que o hospital é especializado em oncologia e referência no Brasil em transplante de medula óssea.

Além do atendimento médico, os pacientes terão apoio da equipe multiprofissional, composta por terapeutas, psicólogos, enfermeiros, fonoaudiólogos e odontólogos. O serviço de assistência social também estará disponível, inclusive para familiares dos pacientes.

O Amaral Carvalho realizou nos últimos cinco anos 39.203 atendimentos a pacientes da região de Lins, gerando 98.292 procedimentos oncológicos, entre eles mais de 8.500 sessões de quimioterapia, além de consultas e outros procedimentos de intercorrência, que, agora, serão feitos na nova unidade.

A criação do ambulatório em Lins proporcionará maior conforto e segurança àqueles pacientes que viajam 164 quilômetros ou mais até Jaú para serem atendidos. Pacientes das cidades de Cafelândia. Getulina, Guaiçara, Pongaí, Promissão, Sabino e Uru também poderão contar com o serviço.

A parceria com a Prefeitura de Lins foi fundamental para a realização do projeto. A prefeitura participa com toda a infraestrutura, enfermagem, farmacêutico e materiais e medicamentos de suporte, e o Amaral Carvalho faz a gestão da unidade, utilizando seus protocolos e fornecendo médico oncologista e todo o medicamento quimioterápico (de alto custo), além de funcionário administrativo.

Importante ressaltar que, em sintonia com a rede Hebe Camargo, o Hospital Amaral Carvalho vai utilizar sua estrutura em Jaú para o diagnóstico e o planejamento terapêutico dos pacientes atendidos em Lins. O tratamento cirúrgico e o de radioterapia continuarão sendo feitos em Jaú.

O Hospital Amaral Carvalho atende a mais de 70 mil pacientes por ano, abrangendo 513 municípios do Estado de São Paulo e 556 municípios de outros Estados da Federação. São sete mil casos novos de câncer por ano atendidos no HAC e mais de 200 transplantes de medula óssea realizados.

Para a diretoria do Amaral Carvalho, “é com esse espírito: de avançar no tratamento, proporcionando aos nossos pacientes a oportunidade de superar a doença, mas sem deixar de lado a humanização, que o HAC vem se consolidando, em seus 100 anos de existência, como um hospital parceiro do Governo do Estado no atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS)”.