Governo da Bahia inaugura Hospital Geral do Estado 2

0
3
Imagem: Divulgação.

Nesta segunda-feira (26), o governo da Bahia inaugura o Hospital Geral do Estado 2 (HGE 2), em Salvador. Com 161 novos leitos, 11 salas cirúrgicas e equipamentos de última geração, a unidade recebeu investimento de mais de R$ 90 milhões entre obras e equipamentos, numa estrutura integrada ao antigo HGE, que consolida o complexo como referência estadual no atendimento a vítimas de traumas, como acidentes automobilísticos, perfurocortantes e emergências cirúrgicas.

O centro cirúrgico do HGE 2 ocupa um andar inteiro, com equipamentos de última geração, incluindo foco cirúrgico com tecnologia LED e controle individual de temperatura.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, o novo hospital possibilita, simultaneamente, ampliar a assistência com a abertura de novos leitos, desafogando o antigo HGE 1, e oferecer maior qualidade na assistência aos pacientes.

“Teremos maior capacidade para atender pacientes com traumatismo craniano e raquimedular, que são duas condições em que o tempo de espera impacta muito no prognóstico. Teremos, ainda, um novo centro de queimados, que será o mais moderno do país e a principal referência para todo o estado”, afirma o secretário.

Uma novidade a ser incorporada ao HGE 2 é uma sala cirúrgica dedicada exclusivamente para a realização de transplantes, tanto a captação de órgãos quanto ao transplante em si.

Atualmente, o HGE 1 é o hospital com maior potencial de captação de órgãos, em função do perfil de vítimas de morte cerebral decorrentes de trauma. Com a sala exclusiva, o processo de captação de órgãos será mais ágil, sem necessidade de aguardar vaga no centro cirúrgico geral. O HGE 2 também será referência em cirurgia geral, traumato-ortopedia,, cirurgia oftalmológica (proveniente de trauma), cirurgia plástica reparadora, cirurgia torácica, cirurgia buco-maxilo facial e cirurgia de coluna.

Inaugurações

O governo estadual deve entregar mais três unidades hospitalares até 2017. Em Salvador, o Hospital da Mulher já está recebendo os equipamentos e será inaugurado até o final de 2016. Já no interior, o Hospital do Cacau, em Ilhéus, e o Hospital da Chapada, em Seabra, serão entregues à população até o final de 2017.

“O Hospital da Mulher, no Largo de Roma, será uma referência para o atendimento à mulher na Bahia. O Hospital do Cacau está com as obras quatro meses antecipadas. Vamos melhorar substancialmente o atendimento na região. Além disso, entregarei o Hospital de Seabra, que será o primeiro hospital da Chapada para atender a toda região e está fisicamente pronto, restando a instalação dos equipamentos”, afirma o governador Rui Costa.