Nova usina de eletricidade nuclear da China instala componente chave

39

Um componente chave do primeiro sistema de energia nuclear de quarta geração da China foi instalado no domingo em uma usina na Província de Shandong, leste do país.

O tanque a pressão de um reator a gás em alta temperatura (HTGR, na sigla em inglês) foi instalado na usina nuclear da Baia de Huaneng Shidao.

O recipiente cilíndrico, de 25 metros de altura e 610 toneladas de peso, é o maior, mais pesado e mais complicado para um reator nuclear, de acordo com um comunicado da Huaneng Shandong Shidao Bay Nuclear Power Co. (HSNPC, na sigla em inglês), construtora e operadora da usina.

Em linha com o conceito de quarta geração, o reator pode fechar seguramente no caso de emergência sem causar a fusão do núcleo de reator ou grande vazamento de material radioativo.

Com uma capacidade projetada de 200 megawatts, o reator começará a gerar eletricidade antes do final de 2017.

É previsto que 91% dos equipamentos na usina virão das companhias chinesas, disse He Yunsheng, gerente-geral da HSNPC.

“O refrigerador a gás em alta temperatura representa a tecnologia de ponta. Ele aumentará imensamente a capacidade da China em usinas de eletricidade nuclear e impulsionará a exportação”, disse He.

A China fez memorandos de entendimento com a Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos em construção conjunta de usinas de eletricidade nuclear de HTGR.